Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Propriedade rural do Oeste do Paraná passa a transformar dejetos animais em energia

 

cabecalho radio

Propriedade rural do Oeste do Paraná passa a transformar dejetos animais em energia

A Família Sandmann, produtora de suínos e aves em Santa Helena, Oeste do Paraná, enfrentava problemas comuns neste tipo de atividade, como mau cheiro e excesso de moscas. Ao mesmo tempo, também tinham dificuldade em encontrar matéria-prima para o aquecimento dos aviários. Ao buscar alternativas sustentáveis para esses desafios, os Sandmann conheceram o programa Paraná Energia Rural Renovável, o RenovaPR, desenvolvido pelo Governo do estado, por meio do IDR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.

Com o subsídio ofertado pelo programa, a família investiu na implantação de uma Usina de Biometano, que foi inaugurada em 11/06. A unidade vai transformar os dejetos animais produzidos no local em energia, usada como combustível para abastecer os seis caminhões da propriedade e, também, para substituir a lenha no aquecimento dos aviários.
De acordo com Luana Sandmann, umas das proprietárias da granja, esse projeto é um sonho da família há mais de cinco anos.

Segundo Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, a inauguração da usina é a realização de um sonho que tira a sustentabilidade do discurso e a coloca na prática.

Com informações do repórter Gabriel Ramos, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
https://www.aen.pr.gov.br/Audio/Propriedade-rural-do-Oeste-passa-transformar-dejetos-animais-em-energia

Para mais informações www.paranacooperativo.coop.br

App Paraná Cooperativo News

Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr

 
icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco