In√≠cio Sistema Ocepar Desenv. T√©cnico Informes T√©cnicos Informe Econ√īmico IE - n¬ļ 46 - Expectativas de mercado - setembro.2021

 

cabecalho informe tecnico

IE - n¬ļ 46 - Expectativas de mercado - setembro.2021


A Ger√™ncia de Desenvolvimento T√©cnico da Ocepar (Getec) divulga, nesta segunda-feira (27/09), mais uma edi√ß√£o do Informe Expectativas de Mercado, com base nas informa√ß√Ķes do Boletim Focus, do Banco Central, levantadas com institui√ß√Ķes financeiras sobre as proje√ß√Ķes relativas √† economia nacional, contemplando o Produto Interno Bruto (PIB), IPCA (√ćndice de Pre√ßos ao Consumidor), taxa Selic e c√Ęmbio para 2021, 2022 e 2023.


O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, no período de um ano. Ele é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período, por exemplo, se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo, por isso ele é um indicador importante para a avaliação do desempenho da economia. A projeção para o PIB do país não variou com relação à projeção da semana passada, ou seja, em 2021 o país deve crescer 5,04%, um crescimento superior ao de 2020.

O IPCA é um índice criado para medir a variação de preços do mercado para o consumidor final, e representa o índice oficial da inflação no Brasil. A projeção para o IPCA (inflação) para o ano de 2021 ficou em 8,45 % a.a, acima da projeção da semana passada, ficando acima dos limites da meta estabelecida pelo governo.

A Selic √© a taxa b√°sica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbanc√°rio para financiamento de opera√ß√Ķes com dura√ß√£o di√°ria, lastreadas em t√≠tulos p√ļblicos federais. A proje√ß√£o para a taxa SELIC n√£o variou com rela√ß√£o √† proje√ß√£o da semana passada, devendo encerrar o ano de 2021 em 8,25% a.a.

A taxa de c√Ęmbio √© uma rela√ß√£o entre moedas de dois pa√≠ses que resulta no pre√ßo de uma delas medido em rela√ß√£o √† outra. Al√©m de expressar quantitativamente a condi√ß√£o de troca entre duas moedas, ela expressa as rela√ß√Ķes de troca entre dois pa√≠ses. O c√Ęmbio √© uma das vari√°veis macroecon√īmicas mais importantes, sobretudo para as rela√ß√Ķes comerciais e financeiras de um pa√≠s com o conjunto dos demais pa√≠ses. A proje√ß√£o para a taxa de C√āMBIO n√£o variou com rela√ß√£o √† proje√ß√£o da semana passada, devendo encerrar o ano de 2021 em R$ 5,20 / d√≥lar.

Informe elaborado pela GETEC - Ocepar com base no Boletim Focus de 24 de setembro de 2021 - Bacen.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn
/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */