Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CAPITAL ECONOMICS: PIB global deve manter ritmo fraco no 2º semestre

 

 

cabecalho informe

CAPITAL ECONOMICS: PIB global deve manter ritmo fraco no 2º semestre

O crescimento da economia global ficou abaixo de 3% em termos anuais no segundo trimestre. Essa é a taxa mais baixa desde o começo de 2009, segundo levantamento da consultoria Capital Economics, de Londres. As cifras do PIB para o segundo trimestre, comparadas ao primeiro, mostram a desaceleração nos EUA, zona do euro e Japão, que juntos perfazem 40% da produção mundial, enquanto houve pouca mudança na China.

Índice - Assim, o PIB global cresceu cerca de 2,7% anualizados entre abril e junho, em comparação aos 3,3% no primeiro trimestre, pelas estimativas da consultoria britânica, que não prevê melhoras no segundo semestre.

FMI - O Fundo Monetário Internacional (FMI) já contava com um primeiro trimestre razoável, um segundo ruim e uma possível melhora no resto do ano. A projeção mais recente do Fundo, já revisada para baixo, é de crescimento de 3,5% da economia mundial neste ano e 3,9% no ano que vem.

Sinais positivos - No cenário de deterioração global, há também sinais positivos, como a resistência maior do que esperada da Alemanha e da França, na zona do euro, e de países como a Malásia, entre os emergentes asiáticos altamente dependentes de exportações.

Manufaturados - Além disso, nos EUA, a maior economia do mundo, a produção de manufaturados continuou a crescer. A taxa foi de 0,5% em julho comparada ao mesmo período anterior e de 5% em um ano. Analistas mais céticos argumentam que o "Empire State Manufacturing Index'' caiu para -5,9 em agosto, de +7,4, o que indicaria ainda declínio na produção industrial nos próximos meses.

Revisão das cifras - A taxa anualizada de 4,1% nos EUA no quarto trimestre de 2011 passou para 1,5% no segundo trimestre. Mas uma revisão nas cifras do comércio exterior aponta para crescimento econômico próximo de 2% este ano. Aparentemente, no cenário atual, o Federal Reserve poderá não anunciar mais estímulos econômicos neste ano, na expectativa de vários analistas.

Malásia - A Malásia também surpreendeu nesta quarta-feira (15/08), anunciando crescimento de 5,4% anualizado no segundo trimestre, ante 4,9% no trimestre anterior. O resultado é atribuído à aceleração de investimentos, que cresceram 22% ao ano entre abril e junho. Os gastos de família aumentaram 8,8%. Já as exportações declinaram 2,1%.

Medidas de estímulo - O mercado financeiro acompanhava nesta quarta também o eventual anúncio de novas medidas de estímulo no Brasil. A expectativa é a de que a China vai crescer mais no segundo semestre, respondendo melhor aos estímulos já adotados.

Zona do euro - O grande peso na economia global continuará sendo a zona do euro. A expectativa é que a Espanha anuncie em breve mais alta do desemprego, que já bate o recorde de 24% da população ativa, em meio a recessão e austeridade.

Reino Unido - Por sua vez, ata do Banco da Inglaterra (BoE, o BC britânico), indica que a economia do Reino Unido pode não estar tão fraca como sugerem os dados do segundo trimestre, e o novo programa de crédito para os bancos comerciais deve contribuir com a atividade no segundo semestre, informou a agência Dow Jones. O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido recuou 0,7% no segundo trimestre, segundo dados preliminares. Para o banco central, a queda pode ser atribuída à perda de atividade ao longo do feriado do Jubileu de diamante da rainha Elizabeth.

Retomada - "Há motivos para acreditar que deve haver uma retomada no aumento da demanda", diz o documento. Os responsáveis pelas decisões de política monetária do Reino Unido dizem que é provável que a desaceleração da inflação estimule os gastos, enquanto o novo esquema de empréstimos aos bancos deve impulsionar o crédito às famílias. (Valor Econômico)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias