Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias STEPHANES: Política brasileira para produção de etanol e biodiesel é inconsistente

 

 

cabecalho informe

STEPHANES: Política brasileira para produção de etanol e biodiesel é inconsistente

“O Brasil precisa de uma política mais realista e consistente para a produção de etanol e biodiesel”.  A afirmação é do deputado e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PSD-PR), que participou nesta quarta-feira (15/08), da quinta mesa redonda do VIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) realizado em Curitiba sob o tema Energia para o Século XXI: Sociedade e Desenvolvimento.

Falta de estratégias - Para o deputado, não há hoje no país nenhuma estratégia, projeto, política ou interlocução com o governo nessa área. “Há cinco anos havia uma euforia em relação ao assunto. O ex-presidente Lula afirmou várias vezes que em dez anos o Brasil dobraria sua produção e passaria a exportar etanol. Além disso, a utilização do combustível nos automóveis nacionais era de 50%. Cinco anos depois, essa utilização caiu para trinta por cento, a produção está menor e importamos etanol dos Estados Unidos. Ou seja, o que assistimos foi a um fracasso total das previsões anteriores”.

Previsão pior - Stephanes ressalta que a previsão para os próximos anos é ainda pior, considerando-se a falta de um planejamento estratégico para o setor. “A insegurança básica se dá em relação à formação do preço atualmente atrelado ao da gasolina que, por sua vez, é controlado pelo governo. Não há como investir hoje sem saber qual a perspectiva para o futuro”, defende.

Condições necessárias - Ainda segundo o deputado é preciso destacar que o país tem todas as condições necessárias para produzir esses combustíveis de forma positiva. “Temos matéria-prima, empresários, terra e clima favoráveis”, conclui.

Apoio - A visão de Stephanes foi apoiada pelos demais debatedores da mesa redonda. Além do deputado, participaram do debate, Luis Augusto Horta Nogueira, da Universidade Federal de Itajubá (Unafei) e Décio Luiz Gazonni, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). (Assessoria de Imprensa do deputado federal Reinhold Stephanes)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias