Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias STEPHANES: Política brasileira para produção de etanol e biodiesel é inconsistente

 

 

cabecalho informe

STEPHANES: Política brasileira para produção de etanol e biodiesel é inconsistente

“O Brasil precisa de uma política mais realista e consistente para a produção de etanol e biodiesel”.  A afirmação é do deputado e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PSD-PR), que participou nesta quarta-feira (15/08), da quinta mesa redonda do VIII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE) realizado em Curitiba sob o tema Energia para o Século XXI: Sociedade e Desenvolvimento.

Falta de estratégias - Para o deputado, não há hoje no país nenhuma estratégia, projeto, política ou interlocução com o governo nessa área. “Há cinco anos havia uma euforia em relação ao assunto. O ex-presidente Lula afirmou várias vezes que em dez anos o Brasil dobraria sua produção e passaria a exportar etanol. Além disso, a utilização do combustível nos automóveis nacionais era de 50%. Cinco anos depois, essa utilização caiu para trinta por cento, a produção está menor e importamos etanol dos Estados Unidos. Ou seja, o que assistimos foi a um fracasso total das previsões anteriores”.

Previsão pior - Stephanes ressalta que a previsão para os próximos anos é ainda pior, considerando-se a falta de um planejamento estratégico para o setor. “A insegurança básica se dá em relação à formação do preço atualmente atrelado ao da gasolina que, por sua vez, é controlado pelo governo. Não há como investir hoje sem saber qual a perspectiva para o futuro”, defende.

Condições necessárias - Ainda segundo o deputado é preciso destacar que o país tem todas as condições necessárias para produzir esses combustíveis de forma positiva. “Temos matéria-prima, empresários, terra e clima favoráveis”, conclui.

Apoio - A visão de Stephanes foi apoiada pelos demais debatedores da mesa redonda. Além do deputado, participaram do debate, Luis Augusto Horta Nogueira, da Universidade Federal de Itajubá (Unafei) e Décio Luiz Gazonni, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). (Assessoria de Imprensa do deputado federal Reinhold Stephanes)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco