Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EXTENSÃO RURAL: Sistema OCB e MDA discutem novo modelo de ATER

 

 

cabecalho informe

EXTENSÃO RURAL: Sistema OCB e MDA discutem novo modelo de ATER

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está identificando propostas e considerações sobre as características necessárias para um novo modelo de Assistência Técnica e Extensão Rural, a chamada ATER. Nesta terça-feira (14/08), em reunião na sede do Sistema OCB, o Secretário de Agricultura Familiar do ministério, Laudemir Muller, solicitou ao presidente Márcio Lopes de Freitas apoio da instituição cooperativista na formatação desta estrutura. Muller esteve acompanhado do assessor especial do ministro, Marco Leite, e do diretor do Departamento de Agregação de Valor e Renda, Arnoldo Campos. O superintendente e o gerente de Ramos e Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile e Gregory Honczar, respectivamente, também participaram da reunião.

Representatividade - “O convite feito pelo MDA ao sistema cooperativista é um importante reconhecimento à representatividade do setor que, nos dias de hoje, é responsável por participação expressiva na produção agropecuária nacional”, destacou o superintendente Renato Nobile.

Organização - “O entendimento do MDA é de que existe a oferta no mercado, mas ainda de forma desorganizada. E nós entendemos que a organização do serviço de ATER, em diversos níveis, é relevante para que se possa atender majoritariamente toda a agropecuária nacional”, avaliou o gerente de Ramos e Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Gregory Honczar.

Participação financeira - Segundo Honczar, o desenho imaginado pelo MDA prevê a participação financeira do governo na contratação dos serviços de ATER, que poderá ser prestado por cooperativas ou empresas especialmente criadas para esta finalidade. “O importante é que neste modelo, o governo seja capaz de identificar e acessar todas as iniciativas disponíveis e, com o aporte financeiro, fazer com que o público considerado relevante para a efetivação de políticas públicas seja alcançado”, relatou o gestor.

Mais gestão- Outro ponto tratado na reunião foi a implementação do programa do governo Federal “Mais Gestão”. Voltado especificamente para pessoas jurídicas, o objetivo da iniciativa é ampliar a rede de disseminadores de informação. “Nesse aspecto, contamos com a participação do Sescoop na construção de um plano de trabalho. Nossa intenção é ofertar treinamentos relacionados à divulgação da cultura cooperativista (seus valores e princípios) para divulgarmos o nosso tipo de empreendimento”, disse Nobile. Segundo o superintendente, a meta do MDA é beneficiar até 2 mil entidades durante o próximo ano, sendo que destas, 800 são cooperativas. “Este número representa mais de 50% de nossas cooperativas agropecuária. É um plano bastante arrojado”, ressaltou. (Informe OCB)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco