ANO INTERNACIONAL: OCB integra projeto de Monitoramento Global das Cooperativas da ACI
- Detalhes
- Criado em Quinta, 16 Agosto 2012 10:36
Como parte das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) lançou o projeto “Monitoramento Global das Cooperativas”, com o objetivo de destacar o perfil das cooperativas em seus setores e países, além de demonstrar a importância econômica e social das cooperativas junto aos órgãos governamentais, agências reguladoras e de fomento, associações e organismos internacionais.
Parceria - Realizada em parceria científica com a European Research Institute on Cooperative and Social Enterprise (Euricse), a ação marca o relançamento do “Global300”, com a ampliação da base de dados para o desenvolvimento de uma classificação multidimensional das cooperativas, cuja metodologia será mais rigorosa, baseada em vários parâmetros, inclusive indicadores de valor social.
Impacto econômico - O projeto também pretende apresentar o impacto econômico gerado pelas cooperativas em nível internacional, a fim de compartilhar as melhores práticas cooperativistas e divulgar o ranking das melhores cooperativas em diversas categorias.
Relatório - Cabe lembrar que o antigo “Global300” - coordenado pela ACI desde 2005 e responsável pela divulgação dos relatórios anuais com o ranking das 300 maiores cooperativas do mundo - demonstrou que, juntas, geraram mais de US$ 1,6 trilhão em faturamento, de acordo com o relatório de outubro de 2011.
Participação - O Sistema OCB ressalta a importância da participação do cooperativismo neste levantamento, para que o segmento tenha a sua real dimensão atestada. Para participar, a cooperativa só precisa preencher um questionário encaminhado às unidades estaduais da OCB por meio de Ofício-Circular. Depois, este mesmo questionário deverá ser enviado à unidade nacional da OCB, até o dia 05 de novembro, para a Gerência de Relações Institucionais, via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Dúvidas devem ser direcionadas a este mesmo e-mail. (Informe OCB)
Veja aqui as orientações para o preenchimento do questionário.