Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias GRÃOS: Logística e normas de qualidade são destaques no Simpósio de Pós-Colheita

 

 

cabecalho informe

GRÃOS: Logística e normas de qualidade são destaques no Simpósio de Pós-Colheita

O “VII Simpósio Paranaense de Pós-colheita de Grãos e VI Simpósio Internacional de Grãos Armazenados” tiveram início nesta quarta-feira (15/08), com debate sobre a infraestrutura e logística do agronegócio brasileiro e comercialização de grãos na Argentina. O Simpósio é uma promoção da Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS) e, nesta edição, é realizado pela Embrapa Soja com colaboração de cooperativas do Paraná.

Palestra - A palestra “Agronegócio brasileiro, alavanca no mercado interno – oportunidades e desafios”, ministrada pelo consultor da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Luiz Antonio Fayet, marcou o início dos trabalhos. Fayet relatou sua experiência com a logística brasileira, reforçando como está o Brasil em termos de transporte, rodovias, ferrovias e portos, escoamento e exportação de grãos.

Navegação - “Por exemplo, em relação à navegação  entre  portos, a legislação precisa ser alterada de forma a garantir a competitividade sistêmica da economia nacional, separando-se os incentivos que venham a ser concedidos à construção naval da navegação de cabotagem”, destaca  o  consultor  da CNA.  A palestra também ressaltou onde os recursos estão sendo investidos e onde é necessário maior investimento.

Programação técnica - Finalizando a programação técnica do dia, o Simpósio trouxe a palestra sobre a “Comercialização de grãos na Argentina e as normas de qualidade”, proferida por Salvador Addamo da Associação Argentina de Pós-Colheita de Grãos –APOSGRAN. “A proposta desta palestra foi proporcionar a troca de experiências e conhecimento entre o Brasil e a Argentina no que se refere à qualidade da produção de grãos, trazendo benefícios para os dois países. Sem dúvida foi também uma oportunidade única de interação entre a ABRAPOS e a APOSGRAN”, ressaltou o coordenador do evento e pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Alvares.

Programação - O evento prossegue até esta sexta-feira (17/08), no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR). Somente nesta quinta-feira (16/08), serão realizados oito painéis, alguns deles moderados por profissionais de cooperativas, e outras duas palestras sobre unidades armazenadoras. (Com informações da Embrapa Soja)

 

Clique aqui e confira a programação completa do VII Simpósio Paranaense de Pós-Colheita

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco