Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias WINTERSHOW II: Presidente da Ocepar defende uma maior articulação da cadeia produtiva do trigo

 

 

cabecalho informe

WINTERSHOW II: Presidente da Ocepar defende uma maior articulação da cadeia produtiva do trigo

JPKO presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), João Paulo Koslovski, disse que é necessário uma maior articulação no Brasil entre os setores de pesquisa, produção e indústria de trigo. Entre as suas propostas está a criação de uma Frente, em defesa da triticultura brasileira com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva, do governo e parlamentares. "Precisamos urgente de uma política efetiva, que permita uma  estabilidade maior de preço, com o moinho se posicionando melhor na compra e uma remuneração melhor ao produtor. Cada setor teria sua contribuição e o seu retorno", analisou o dirigente, que falou para produtores, representantes do governo, moageiros e pesquisadores na manhã desta quarta-feira (17/10), durante o WinterShow 2012, evento promovido pela Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná.

 Potencial - Ao comentar sobre o futuro do trigo no Brasil na visão das cooperativas, Koslovski lembrou que o país tem potencial para alcançar a autossuficiência na produção do cereal, abastecendo 100% da demanda, hoje estimada em 10,4 milhões de toneladas, e ainda exportar 3,5 milhões de toneladas do cereal. “No entanto, o que temos hoje é uma produção 5,2 milhões de toneladas e, mesmo assim, temos muitas dificuldades na comercialização”, disse.

Medidas de apoio - “A pergunta que fazemos é o por quê não plantamos mais trigo?”, questiona Koslovski. E para que a cultura ganhe mais espaço nas lavouras do país, continua o dirigente, é preciso que algumas ações sejam adotadas. “Precisamos de uma política efetiva para o cereal, que proporcione, além de uma maior interação entre todos os atores da cadeia, a inserção da cultura na pauta do agronegócio brasileiro; a definição de uma política de comércio externo, especialmente no Mercosul; políticas públicas claras e oportunas para o cereal; e a busca pela formalização de um acordo entre setor de produção e setor industrial (comprometimento)”, conclui.

 Clique aqui e veja a apresentação feita pelo presidente da Ocepar no WinterShow 2012

 

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

icone prcoop icone instagram icone facebook icone twitter icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco

Últimas Notícias