Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ACI: Aliança Cooperativa Internacional realiza sua primeira Assembleia Geral virtual

aci 09 09 2020A Alian√ßa Cooperativa Internacional (ACI) acaba de completar 125 anos de funda√ß√£o e, na quinta-feira passada (03/09), realizou sua assembleia geral anual, de forma virtual, para assegurar a sa√ļde dos participantes. O evento reuniu os representantes das organiza√ß√Ķes que integram a Alian√ßa, como a OCB, por exemplo, para aprova√ß√£o das contas do ano de 2019 e do planejamento para o ano de 2021.

Representa√ß√£o global - A Alian√ßa Cooperativa Internacional √© o principal organismo global de representa√ß√£o dos empreendimentos cooperativistas em todo planeta. Atualmente, a ACI conta com 314 membros espalhados por 111 pa√≠ses, nos cinco continentes. S√£o membros da Alian√ßa as organiza√ß√Ķes de representa√ß√£o nacional, como a OCB, assim como federa√ß√Ķes de ramos e grandes centrais cooperativas. Mais de 80% dos integrantes participaram da AGA nesta quinta-feira.

Exigência - A realização das assembleias anuais é uma exigência da legislação belga para organismos internacionais. A ACI tem sua sede em Bruxelas e, por isso, tem que seguir a legislação local. A Assembleia aprovou a contabilidade da Aliança, assim como a atuação do Conselho de Administração e o planejamento para o próximo ano.

Recupera√ß√£o econ√īmica - Em sua fala, o presidente da ACI, o argentino Ariel Guarco falou sobre a import√Ęncia da Alian√ßa no apoio √†s a√ß√Ķes dos membros na recupera√ß√£o econ√īmica no per√≠odo p√≥s-pandemia. Segundo disse, a ACI direcionar√° seus esfor√ßos para a assessoria √†s organiza√ß√Ķes membro e a conten√ß√£o de custos de operacionaliza√ß√£o.

Brasil - H√° 31 anos a OCB tem representando o cooperativismo brasileiro no √Ęmbito da ACI. Desde sua filia√ß√£o em 1989, os representantes brasileiros junto √† Alian√ßa defenderam o fortalecimento institucional da entidade, ampliando sua capacidade de interlocu√ß√£o com organismos internacionais, assim como a amplia√ß√£o dos servi√ßos prestados √†s cooperativas em todo o mundo. Roberto Rodrigues, ex-presidente da OCB, foi o segundo presidente da ACI-Am√©ricas e primeiro n√£o-europeu a assumir a presid√™ncia da ACI.

Representante - Atualmente, a OCB é representada no Conselho de Administração da ACI pelo Onofre Filho, presidente da OCB, Mato Grosso, que foi eleito pela Assembleia-Geral de 2017 para um mandato de 4 anos. Antes dele, foram eleitos para representar a OCB no Conselho o Eudes Aquino, presidente da Fundação Unimed (2013-2017); Américo Utumi, ex-presidente da OCESP (2001-2013) e Roberto Rodrigues (1989-2001).

Import√Ęncia - A Alian√ßa tem como principal objetivo promover, em escala global, o cooperativismo como uma forma de crescimento econ√īmico inclusivo, colaborativo e de desenvolvimento social. A ACI √© reconhecida pelos principais organismos internacionais como uma entidade importante nos processos de coopera√ß√£o internacional para o desenvolvimento. Sua atua√ß√£o busca apoiar as cooperativas em todo planeta no di√°logo por legisla√ß√£o adequada com os governos e intercoopera√ß√£o nos n√≠veis nacionais e internacional. (OCB)