Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias NOTA DE PESAR: Sistema Ocepar lamenta morte de Salazar Barreiros, ex-presidente da Coopavel

 

 

cabecalho informe

NOTA DE PESAR: Sistema Ocepar lamenta morte de Salazar Barreiros, ex-presidente da Coopavel

nota pesar 05 02 2021Faleceu, na manhã desta sexta-feira (05/02), em Cascavel (PR), o líder cooperativista Salazar Barreiros, que ocupou o cargo de prefeito da cidade por dois mandatos, entre os anos de 1989 e 1992, e de 1997 a 2000. Também presidiu a Coopavel por várias gestões. Era viúvo de Idalina Barreiros desde 2012, com quem teve três filhos: Lourenço José Barreiros Neto (in memorian), Salazar Barreiros Junior e Cassius Barreiros. Salazar, de 81 anos, estava internado em um hospital privado onde foi submetido a um procedimento cirúrgico na coluna e teve complicações.

Pesar - Ao tomar conhecimento da notícia, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lamentou o ocorrido. “Com certeza, não só a cidade de Cascavel perde um grande líder político, mas o cooperativismo também lamenta. Salazar deixa um legado importante de realizações para o município e para o cooperativismo, em especial na Coopavel, onde foi presidente. Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos”, destacou. Mesmo não ocupando nenhum cargo na cooperativa, Salazar fazia questão de todos os anos participar do Show Rural Coopavel, que, se não fosse a pandemia, estaria ocorrendo nesta semana em Cascavel. Em fevereiro de 2020, ao lado do seu amigo e parceiro de cooperativismo, Ibrahim Fayad, Salazar Barreiros confidenciou ao jornalista do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, que participar todos os anos do Show Rural “era uma forma de rever muitos amigos que fiz no cooperativismo”.

 

Origem - Natural de Getulina, no Estado de São Paulo, Salazar se formou em Direito e foi morar inicialmente em Goioerê, depois se mudou para Cascavel. Disputou sua primeira eleição pelo PMDB, quando foi eleito em 1988, e depois, na segunda eleição, foi eleito pelo PP. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, decretou luto oficial de três dias no município.

 

Homenagem - O filho, que também é advogado, Salazar Barreiros Junior postou nas redes sociais a seguinte texto: “O legado mais importante que os pais podem deixar é o exemplo: fé, trabalho incansável, solidariedade e exemplos vivos nos moldam e contagiam, multiplicando a vida em filhos e netos. A fé nos fortalece na certeza de que podemos mudar e transformar o mundo que nos cerca. Meu pai vive e continua a animar a vida de todos que puderam partilhar de sua motivação incansável. Mesmo com o corpo abatido pelos anos não esmoreceu ante às adversidades. Vive e pulsa, assim como Dona Idalina e meu irmão Lourenço, que o recebem nesta passagem para vida eterna.” 

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco