COCAMAR: Safratec teve mais de 7 mil acessos por dia
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- Criado em Quarta, 17 Fevereiro 2021 11:30
ConcluÃda na sexta-feira (12/02), a primeira edição digital do Safratec Cocamar – que havia sido colocada no ar no dia 01/02 –, obteve o número de acessos de 84.051. Em doze dias, o site do evento foi visitado, em média, por 7.004 pessoas/dia, quantidade que superou as expectativas dos organizadores, demonstrando a boa aceitação desse formato entre produtores, técnicos e demais profissionais interessados.
Sucesso - Proporcionalmente, o Safratec repetiu o sucesso do Dia de Campo de Inverno – a primeira realização técnica digital da cooperativa, promovida em meados do ano passado, que teve 130 mil acessos. A diferença é que enquanto a plataforma do Dia de Campo permaneceu quase um mês disponÃvel, o Safratec ficou pouco mais de uma semana.
Forma hÃbrida - Para o gerente executivo técnico da cooperativa, Renato Watanabe, o aprendizado com tais realizações tem sido grande. “É uma nova e interessante forma de levar informações aos produtores que tem dado certoâ€, cita, salientando que no modelo anterior, em três dias, o Safratec reunia quase 7 mil produtores lÃderes em suas regiões. De agora em diante, mesmo quando a pandemia for controlada e seja possÃvel retomar os eventos técnicos presenciais, a tendência é que os mesmos sejam realizados na forma hÃbrida – mantendo o digital, que ajuda a difundir as informações entre um número bem maior de pessoas.
Facilidade - “Com o evento digital podemos alcançar um público bem maior sem depender de deslocamentoâ€, ressalta o engenheiro agrônomo Rodrigo Sakurada, coordenador técnico da cooperativa e do Safratec. “Com um ou dois cliques e em 20 minutos você já assiste ao menos a dois materiaisâ€, cita.
Desafio - Na visão de Sakurada, o desafio está em conseguir transmitir a mensagem num espaço mais curto de tempo. Presencialmente, quando as pessoas sentam em uma estação técnica, elas estão dispostas a permanecer ali por 20, 40 minutos ou até uma hora. Mas quando se leva isso para o modelo digital e passa dos 10 a 15 minutos, fica maçante e há o risco de as pessoas não terminarem de assistir o conteúdo.
Visual - “Temos que conseguir fazer com que o conteúdo seja visual, isto é, que elas consigam entender e enxergar aquilo que está sendo exposto, dentro de um curto espaço de tempo", afirma Sakurada. A solução é reduzir a quantidade de informações que estão sendo transmitidas e focar naquilo que vai ficar como mensagem principal. "Temos que transformar 40 ou 50 minutos em 10 e ainda assim levar uma informação de qualidade para o produtor, o que, felizmente, estamos conseguindo fazer.†A tendência, conforme o coordenador do Safratec, é continuar fazendo isso nos próximos eventos e contemplar as pessoas que não tiveram a oportunidade de participar presencialmente.
Eficiente - Rafael Franciscatti, representante técnico de vendas da empresa parceira Basf, uma das participantes do Safratec Digital, comenta que o modelo adotado é impactante e eficiente na transferência de tecnologias, podendo ser acessado de uma forma segura. “Conversando com cooperados mais jovens, percebi que os mesmos acessaram a plataformaâ€, cita. “A gente pode ver e rever, pode estudar o conteúdo, não fica distraÃdo com outras coisas, como acontece num evento presencialâ€. Em contrapartida, segundo Franciscatti, as pessoas de mais idade não acessam tanto. “A gente gosta da presença humana nos eventos, mas vai ser preciso complementar com a plataforma digital, reforçando e detalhando o que foi mostrado fisicamente. Ou seja, o produtor visita o evento de maneira presencial e depois vai poder rever tudo em casa, com calma, acessando as informações na plataforma digital.
Novos caminhos - Um dos pesquisadores participantes de trabalhos apresentados no Safratec, o prof. Marcelo Batista, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), afirma que o “excelente resultado†obtido pelo formato digital revela que está sendo possÃvel encontrar novos caminhos para levar informação aos produtores, apesar do distanciamento imposto pela pandemia.
Anual - Promovido anualmente na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar em Floresta, sempre no final de janeiro, o Safratec é a principal mostra tecnológica do agronegócio regional, que acontece há 36 anos consecutivos, apresentando inovações e com a participação de uma centena de empresas e instituições parceiras. (Imprensa Cocamar)