Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PARANÁ PRODUTIVO: Programa reúne lideranças para discutir desenvolvimento integrado; próxima oficina será na quarta-feira

 

 

cabecalho informe

PARANÁ PRODUTIVO: Programa reúne lideranças para discutir desenvolvimento integrado; próxima oficina será na quarta-feira

parana produtivo 24 05 2021O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, realiza nesta semana mais uma rodada de oficinas do Programa Paraná Produtivo. O programa pretende identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. Para tanto, o estado foi dividido em oito regiões. Nas primeiras regiões, polarizadas por Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio, as atividades ocorreram nos dias 29 e 30 de abril. Na quarta-feira (26/05), será realizado o encontro da Região 3 (Paranavaí), das 13:30 às 17:30, virtualmente. Ainda de acordo com o calendário, no dia 10 de junho, será a vez da reunião da Região 4(Umuarama) e, no dia 24 de junho, da Região 5 (Campo Mourão). As demais regiões são encabeçadas por Guarapuava (6), Irati/União da Vitória (7) e Castro (8), cujas datas das reuniões ainda não foram divulgadas.

Diagnóstico - As oficinas reúnem lideranças políticas, do setor produtivo e representantes de universidades. Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo.

Salas virtuais - Nas salas virtuais, os participantes das oficinas debatem situações como de infraestrutura, capacitação de pessoas e fortalecimento dos sistemas produtivos, como pavimentação de estradas rurais, retomada do turismo, apoio ao pequeno produtor, apoio ao cooperativismo e energias renováveis.

Emprego e renda - O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, tem feito a abertura dos eventos. De acordo com ele, um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. O secretário também destaca a importância de integrar as políticas públicas municipais e estaduais, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas e pelos setores empresariais e acadêmicos.

Próximo passos– Após as reuniões de diagnóstico, o programa prevê a organização de encontros para priorizar ações e, no terceiro trimestre do ano, haverá a entrega do plano de ação a ser desenvolvido. Ao todo, serão organizadas quatro oficinas em cada uma das oito regiões e todas poderão contar com uma plataforma de gestão territorial, que reunirá informações, dados e estatísticas em diversas áreas, possibilitando acompanhar os resultados e ações ao longo do tempo. (Com informações da Agência de Notícias do Paraná)

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Paraná Produtivo

Clique aqui para acessar o canal do Programa no Youtube e acompanhar a próxima oficina

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias