Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA II: Programa Fundo Azul promove melhoria da qualidade das águas de mananciais dos Campos Gerais

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA II: Programa Fundo Azul promove melhoria da qualidade das águas de mananciais dos Campos Gerais

frisia II 25 11 2021A primeira edição do Programa Fundo Azul na Frísia foi encerrada nessa quarta-feira (24/11), com o dever cumprido: a melhoria da qualidade da água de alguns mananciais localizados nos Campos Gerais. A iniciativa é uma parceria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da cooperativa, e envolveu 15 propriedades rurais nos municípios de Carambeí, Castro e Piraí do Sul.

Adequação - Iniciado em 2018, o Fundo Azul atua para adequar o manejo dos dejetos gerados na atividade de bovinocultura de leite, que podem resultar na contaminação do solo e das águas, seja por infiltração ocorrida em fossas sem impermeabilização, pela saturação do solo ou por extravasamento.

Mananciais - Essas ações focaram nos mananciais de abastecimento público da represa de Alagados e bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João e São Cristóvão, contribuindo para a melhoria da qualidade da água.

Cooperados - “Foram contemplados cooperados da Frísia para a construção das esterqueiras revestidas com geomembrana. A Sanepar fornece a lona, os palanques, as telas para fazer a cerca, os tubos e conexões, e os cooperados realizam a mão de obra, com a escavação do terreno. Com a esterqueira revestida, os dejetos dos animais não entram em contato com o solo, preservando a qualidade dos mananciais”, explicou a analista ambiental da Frísia, Lorena de Almeida Zamae.

Acordo - A parceria entre a cooperativa e a Sanepar ocorreu pela assinatura de um acordo de cooperação técnica. Das 15 propriedades, que têm como atividade a bovinocultura de leite, nove estão em Carambeí, cinco em Castro e uma em Piraí do Sul. A seleção das propriedades entre os cooperados levou em conta o porte e a localização em área de manancial.

Segunda edição - A Frísia já se prepara para a segunda edição do programa, que foi aberta na tarde dessa quarta-feira (24/11) e começará as atividades no próximo ano.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias