Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA II: Necessidade da mudança de hábito é o foco da 43ª Sipat

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA II: Necessidade da mudança de hábito é o foco da 43ª Sipat

frisia II 26 11 2021A dinâmica e a valorização ainda maior das unidades da Frísia são atestadas pela 43ª Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (Sipat). As atividades realizadas incentivam a pró-atividade dos quase 1,2 mil colaboradores com jogos, brincadeiras e palestras. A Sipat 2021 será encerrada dia 26 de novembro, junto com a festa de confraternização.

Segurança - “A rotina, às vezes, não nos traz segurança. Isso vale para a nossa saúde, para a qualidade de vida, e vale, principalmente, para a nossa segurança. Que de fato a gente possa parar, refletir e começar a olhar para esses hábitos e costumes ruins e substitui-los por boas práticas. Temos que também refletir para com os outros, ser exemplo para fazê-los mudarem, o que vale para o nosso colega de trabalho e também para os nossos familiares”, afirmou o superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Mario Dykstra, que esteve presente na abertura oficial da Sipat na unidade de Paraíso do Tocantins. Nos outros anos, a abertura era realizada em Carambeí (PR), onde está localizada a matriz.

Presenças - Além do superintendente, os gerentes de Gestão de Pessoas e Administrativo e Financeiro, Tatiana Kfouri Tigges e Nevair Mattos, respectivamente, também estiveram presentes no Tocantins.

Mudanças de comportamento - “Com a temática ‘Valorizando a Vida com a Mudança de Hábitos”, a edição deste ano da Sipat não foca apenas na saúde e qualidade de vida, mas também em mudanças de comportamentos relacionadas à segurança do trabalho, fomentando hábitos relacionados ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), ao cumprimento de procedimentos e normas da cooperativa, a organização das áreas de trabalho e a importância da análise e percepção de riscos antes de realizar as atividades. Essa é a mudança de hábito que nós queremos e buscamos”, explica Gabriel Matheus de Souza, especialista em Saúde e Segurança do Trabalho da Frísia.

Fim de ano - Ao longo da semana, uma mescla de diversão, conscientização e atenção aos cuidados para um trabalho mais seguro será tratada com as ações. Serão jogos, como o de tabuleiro humano da segurança, perguntas e respostas e quiz online, além de palestras teatrais. No último dia (26/11), haverá o encerramento da Sipat, que neste ano foi somado à tradicional confraternização de fim de ano. Na ocasião, será realizada a palestra com o ex-jogador de futebol, Jackson Follmann, um dos sobreviventes do acidente de avião da Chapecoense, em 29 de novembro de 2016. Além disso, haverá o concurso de paródias, a premiação da InterCIPA e show com banda ao vivo.

Interação - A InterCIPA é uma interação entre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) e as outras áreas da cooperativa. Times são formados e tarefas são lançadas durante o ano para serem realizadas pelas equipes, acumulando pontos e, ao final da Sipat, serem premiados. As tarefas são voltadas a questões sociais (doação de alimentos, roupas e sangue, por exemplo) e de conscientização em segurança e saúde no trabalho.

Todas as unidades - “Diferentemente dos anos anteriores, em que as atividades eram focadas nas unidades maiores, este ano estamos com as ações em todas as unidades, com equipes realizando os jogos e as brincadeiras para trazer um conceito diferente de informação ao colaborador. Acreditamos que essas atividades dinâmicas agregam mais o conhecimento e a fixação desse conhecimento”, destaca Souza.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias