Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias RECURSOS HUMANOS: Fórum apresenta boas práticas de gestão de pessoas e trata sobre ESG no RH

 

 

cabecalho informe

RECURSOS HUMANOS: Fórum apresenta boas práticas de gestão de pessoas e trata sobre ESG no RH

recursos humanos 26 11 2021O Fórum dos Profissionais de RH das Cooperativas do Paraná foi realizado pelo Sistema Ocepar, na tarde dessa quinta-feira (25/10), das 13h30 às 17h30, pela plataforma Teams, com 95 participantes de 25 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito e saúde. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Paraná (ABRH-PR), e dos Administradores de Recursos Humanos das Cooperativas (ARHCO).

Saudação - “Esse fórum é uma das inúmeras ações que o Sescoop/PR promove durante o ano, construídas para o nosso público, sempre com a preocupação em organizar eventos que atendam às demandas das nossas cooperativas. Tradicionalmente nós trazemos para o centro dos debates as boas práticas de RH, pois acreditamos que é essencial para a área de gestão de pessoas conhecer e compartilhar cases de outras empresas. E vamos ainda debater um tema que o Sescoop/PR vai trabalhar muito em 2022, o ESG, que está muito presente e próximo do RH”, afirmou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Leandro Macioski, ao saudar os participantes.

Adaptação e crescimento - Na sequência, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacou como o Sistema Ocepar e as cooperativas paranaenses se adaptaram rapidamente à nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19, com muito aprendizado e crescimento, sempre contando com o suporte da área de RH. Ele lembrou que no ano passado, o setor alcançou mais de R$ 100 bilhões de faturamento, superando a meta financeira do Plano Paraná Cooperativo 100 (PRC100), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “Tivemos um resultado fantástico e, em 2021, pelo que tudo sinaliza, vamos alcançar o mesmo crescimento de 2020. Isso demonstra que o cooperativismo evoluiu e acabou se adaptando muito bem às dificuldades e à essa situação de momento. E essa adaptabilidade do nosso cooperativismo está muito relacionada ao trabalho de vocês. Pois o que são as nossas cooperativas sem as pessoas? Não são nada, simplesmente não existiriam porque nós somos uma sociedade de pessoas. E o RH tem esse papel fundamental de estar atento, buscando a profissionalização de todo o nosso time e isso vem acontecendo de uma forma impressionante dentro do sistema cooperativo, fazendo com que a gente alcance esses resultados”, afirmou.

PRC200 - Boesche disse que, ainda em 2020, foi lançado um novo ciclo do planejamento estratégico das cooperativas do Paraná, o PRC200, cujo objetivo é dobrar o valor faturado no ano passado. E, para atingir esse propósito, o Sistema Ocepar, após consultar mais de mil lideranças do setor, entre presidentes e executivos de todos os ramos, definiu pela execução de 20 projetos estruturantes, entre os quais haverá um ligado diretamente à área de desenvolvimento humano, que necessitará do apoio dos profissionais de RH para ser implementado. O superintendente do Sescoop/PR também disse que um outro desafio é dar continuidade ao Programa de Inovação, que já conta com mais de mil pessoas treinadas. “Setenta cooperativas participaram ativamente desse programa. Precisamos agora criar bases sólidas para a estruturação dessa inovação de forma sistêmica para que o cooperativismo seja reconhecido como um setor inovador de fato”.

ESG - Ele finalizou ressaltando como o ESG tem ganhado relevância nos debates sobre a gestão das empresas, especialmente neste neste último ano. “São indicadores ambientais, sociais e de governança, extremamente importantes para a sustentabilidade, não só das organizações, mas de toda a base, que acaba nos perneando e nós precisamos estar em sintonia com essa situação. E nós estamos lançando um programa de diagnóstico e formação, chamado ESG+Coop, para que nós possamos certificar as cooperativas. Vocês, com certeza, terão bastante informação sobre ele a partir do ano de 2022. É uma outra ação muito ligada à gestão e à governança das cooperativas. São vários os projetos que estamos extremamente debruçados com o objetivo de trazer soluções e resultados para as nossas cooperativas”, afirmou.

Painéis - Na abertura, a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emilia Pereira, também deu boas-vindas aos participantes. A programação do Fórum prosseguiu com três painéis. No primeiro, o gerente de Recursos Humanos da empresa Tamarana Tecnologia Ambiental, uma indústria de reciclagem localizada em Tamarana, no Norte do Paraná, Maurício Carvalho, dividiu com os participantes as ações desenvolvidas na organização com o intuito de promover a felicidade no ambiente de trabalho. A empresa se destaca por inúmeras premiações conquistadas devido às iniciativas voltadas ao desenvolvimento humano, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Em 2020, foi a vencedora do Prêmio Ser Humano, concedido pela ABRH, nas categorias Administração de Pessoal e Sustentabilidade. No segundo painel, especialista em RH pela Universidade de Michigan, diretora de Pessoas, Cultura e Transformação da Timenow e criadora da metodologia Elox Employee Experience, Fabiana Dutra, falou sobre “A experiência do empregado como vantagem competitiva”. “O RH como protagonista em tempos de Covid-19” foi o tema do terceiro painel, com a participação da gestora de capital humano do Condor Super Center e do Instituto Joacir Zonta, Charmoninks da Graça Heuer.

Palestra de encerramento - A palestra de encerramento ficou por conta do professor da FGV Management, João Carlos Redondo, que é coordenador da iniciativa Chapter Zero Brasil, com passagem pelas empresas Itau S/A, Drogasil, Eletrolux e Itautec. Ele discorreu a respeito da implantação da agenda ESG no RH.

Áudio - Ouça aqui o áudio sobre o evento produzido pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias