Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS: Programa “A União Faz a Vida” estimula o empreendedorismo em Mariópolis (PR)

 

 

cabecalho informe

SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS: Programa “A União Faz a Vida” estimula o empreendedorismo em Mariópolis (PR)

Os alunos do Centro Municipal de Formação e Educação em Tempo Integral (CMEFT) de Mariópolis (PR) promoveram, no dia 19 de novembro, uma atividade na agência da Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP. O grupo montou um estande para comercializar sabonetes líquidos, fabricados como parte de um projeto de empreendedorismo realizado através do programa “A União faz a Vida”.

Comercializados - Até o início da tarde, todos os produtos haviam sido comercializados. De acordo com a professora Marilu Gonzaga, que coordenou a atividade na agência, o dinheiro arrecadado com as vendas será utilizado para financiar uma sessão de cinema, realizando assim um sonho de muitos dos estudantes.

Receita - “Essa receita foi elaborada de uma maneira que pudéssemos trabalhar de forma interdisciplinar com as crianças. Quando preparamos o projeto ele precisaria ter um objetivo; como a maioria dos atendidos estão em situação de vulnerabilidade surgiu a ideia de levá-los para conhecer o cinema”, completou a professora. O projeto foi desenvolvido em conjunto por todos os professores do Centro, que oferece as atividades de tempo integral aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Mariópolis.

Responsabilidade social - O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi. Através de uma metodologia própria baseada nos princípios de cooperação e cidadania, o programa estimula o desenvolvimento de projetos que aliam o currículo escolar com ações que visam a formação de cidadãos cooperativos. Em Mariópolis, os participantes também estudaram conceitos de educação financeira, matemática, língua portuguesa, artes e outras disciplinas.

Trabalho em equipe - Eduarda Maciel, de 11 anos de idade, disse que o trabalho em equipe foi um dos pontos positivos do projeto. Segundo ela, criar os produtos e participar das vendas também estimulou ações de proatividade. “E com isso também vou poder ir ao cinema pela primeira vez”, completou.

Desenvolvimento - “Essa iniciativa vem para desenvolver mais essas crianças com o espírito de empreendedorismo, pois está totalmente ligada ao planejar, ao executar. E eles pensaram nesse projeto para alcançar um objetivo, um sonho, que é o de poder ir ao cinema”, comentou Edina Gobetti Payano, gerente da agência do Sicredi em Mariópolis (PR).

Abrangência - Na área de atuação da Sicredi Parque, o programa A União Faz a Vida está sendo aplicado em 40 escolas nos municípios de Mariópolis (PR); Mangueirinha (PR); Galvão (SC); Pato Branco (PR); Treze Tílias (SC); Palmas (PR); Batatais (SP); Honório Serpa (PR) e Coronel Vivida (PR), envolvendo 493 professores e beneficiando 5989 alunos. (Imprensa Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias