Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FÓRUM DE INOVAÇÃO: Desafio é transformar conhecimento em ação, diz superintendente do Sescoop/PR

 

 

cabecalho informe

FÓRUM DE INOVAÇÃO: Desafio é transformar conhecimento em ação, diz superintendente do Sescoop/PR

Com a presença de mais de 200 participantes, foi realizado na última sexta-feira o Fórum de Inovação do Cooperativismo Paranaense. Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e em parceria com o Isae Escola de Negócios, o evento trouxe em sua programação palestras com o professores Wendel Afonso e Leopoldo Colombo, especialistas em inovação, e apresentação de cases da Unimed Vitória, da Cooperativa Comigo e do Sicredi RS.

Formação - O Fórum faz parte do Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense. O coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Leandro Macioski, explicou que o programa foi lançado em 2018 com o objetivo de levar informação de qualidade para as cooperativas, fomentando a geração de ideais e o despertar para o novo. A formação é composta por 192 horas/aulas e é ministrada pelo ISAE/PR. “Estamos há quatro anos falando em inovação. O propósito é desenvolver o ecossistema de inovação preparando as cooperativas para as transformações do ambiente de negócio. Nosso trabalho se tornou referência para outros estados, que adotaram programas semelhantes, inspirados no que é feito no Paraná e, inclusive, buscando o ISAE como parceiro”, disse.

Um time inovador - No primeiro ciclo de formação (2018/2019), participaram 70 cooperativas de 11 cidades paranaenses. Foram 14 turmas e mais de 500 participantes. Isto resultou em mais de 200 oportunidades de inovação incremental, radical e disruptiva, e aproximadamente 100 casos de sucesso. No segundo ciclo (2020/2021), participaram 69 cooperativas de 50 cidades paranaenses. Foram 17 turma e 543 participantes. “Devido a pandemia, o segundo ciclo foi realizado na integralidade de forma remota. Tivemos que nos adaptar e aprendemos muito com essa experiência. Em 2023, os trabalhos continuam em alinhamento com o Plano Paraná Cooperativo 200, o PRC 200, o novo planejamento cooperativo do setor. E os desafios estão maiores porque o grande foco agora é transformar o conhecimento adquirido nesses dois ciclos em ações”, destacou o superintendente. 

Inovação no Brasil - Para dar um panorama de como o Brasil está no contexto da inovação em relação a ecossistemas mais avançados, o professor Wendel Afonso ministrou a palestra "Inovação & Tecnologia: Brasil, EUA e o Mundo". “Há quatro anos moro em Boston e, nesse período, percebi o quanto o Brasil amadureceu em relação a inovação”, disse. “Quanto mais maduro o ecossistema, mas inovação a gente gera. E entre os atores desse processo, as corporações, categoria em que as cooperativas se enquadram, são os pilares, são quem empurra a inovação”, comentou.

Cases de sucesso - Para mostrar ações de sucesso no ambiente cooperativista nacional, foram apresentados durante o Fórum três cases de cooperativas dos ramos crédito, agropecuário e saúde.  O primeiro foi o programa “Pulsar”, relatado pela coordenadora de Gestão Estratégica e Inovação da Unimed Vitória/ES. Na sequência, Wêdma Braz, consultor SAP da Cooperativa Comigo, de Rio Verde/GO, apresentou o Projeto "Comigo Business", e Rodrigo Severo, falou sobre o Programa de Conexão com Startups da Sicredi RS.

Gestão da Inovação - O "Fórum de Inovação" foi encerrado com uma palestra do professor argentino Leopoldo Colombo: "Uma Abordagem Sistêmica para a Gestão da Inovação". Por cerca de uma hora, o professor explicou os objetivos da inovação que, em síntese, é gerar resultados, falou que a inovação pode ser tanto de produto quanto de processos, e também pode ser incremental e disruptiva. Em sua avaliação, no mundo em que vivemos, a inovação deixou ser escolha. “Então, a questão é como fazer a gestão das atividades de inovação na organização para assegurar que podemos transformar oportunidades em valor, efetivamente”, frisou.

Youtube - O Fórum de Inovação trouxe tendências, mostrou iniciativas de sucessos que podem servir de inspiração e discutiu o que é inovação na prática. Quer saber tudo o que rolou ou rever algum conteúdo?  Clique aqui e acesse a gravação do Fórum no Youtube.

Clique aqui para ouvir matéria de rádio sobre o Fórum de Inovação do Cooperativismo Paranaense

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias