Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTRO DE AGENTES III: Em tempos de pandemia, Unimed Londrina reforça atenção à saúde dos colaboradores

 

 

cabecalho informe

ENCONTRO DE AGENTES III: Em tempos de pandemia, Unimed Londrina reforça atenção à saúde dos colaboradores

Lançado oficialmente em março deste ano, o objetivo do Programa de Saúde Mental da Unimed Londrina foi conhecer o estado emocional dos funcionários dos setores que atendem diretamente os beneficiários e, a partir daí, fazer o acompanhamento daqueles que tivessem alguma necessidade, informou Rosangela Ferreira, analista de Desenvolvimento Humano da cooperativa, durante a apresentação do case no Encontro de Agentes, realizado on-line, pela plataforma Zoom, na tarde desta segunda-feira (29/11).

Atenção - A profissional lembra que a ideia de cuidar da saúde dos funcionários surgiu já há algum tempo, antes do início da pandemia da Covid-19, a partir da constatação de que a cooperativa, que se esmera no cuidado da saúde do seu beneficiário, deveria também voltar a atenção para o colaborador. Em 2020, inicialmente foram realizadas palestras de sensibilização para aproximá-los mais do tema. Também houve treinamento de líderes para ajudar no processo, a partir deles próprios, ao cuidar melhor de sua saúde e reconhecer sintoma de adoecimento mental no ambiente de trabalho. Com a pandemia, e a maioria dos funcionários atendendo on-line, em home office, houve a decisão, por meio da empresa Mental Clean, parceira do programa, para realizar o levantamento da situação através de questionário enviado, por e-mail, aos funcionários.

Pós-pesquisa - Do total de destinatários do questionário, houve resposta de 491, o que representou quase 64% do quadro laboral do período. “A partir dos resultados, a psicóloga da empresa parceira fez contato com os que se enquadravam em casos graves. Quem aceitou tratamento foi encaminhado à nossa APS (Atenção Primária à Saúde), passou por avaliação médica e foi encaminhado para acompanhamento psicológico”, relatou Rosangela. O Programa LeveMente, cujo mote é “hora de cuidar de você e de sua saúde mental”, segundo ela, tem dado bons resultados. 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias