Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ORGULHO DA TERRA: Vencedores do Prêmio serão conhecidos no programa RIC Rural

 

 

cabecalho informe

ORGULHO DA TERRA: Vencedores do Prêmio serão conhecidos no programa RIC Rural

orgulho terra foto 30 11 2021Os vencedores do 1º Prêmio Orgulho da Terra serão conhecidos nos dias 12 e 19 de dezembro nas edições especiais do programa RIC Rural, da RIC Record TV, que é transmitido para todo o Paraná aos domingos. O prêmio reconhece as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense e é uma iniciativa inédita do Grupo RIC, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema Ocepar. 

Homenagem - Doze propriedades serão homenageadas com o Troféu Orgulho da Terra no dia 7 de dezembro, juntamente com a Personalidade do Ano do agronegócio, em solenidade que será realizada na sede do IDR-Paraná, em Curitiba.

Comitê - Um Comitê de Notáveis examinou dezenas de propriedades indicadas pelo IDR-Paraná e pelo Sistema Ocepar para as 12 categorias elencadas no prêmio. Com base nos pilares de crescimento econômico, social e ambiental, os técnicos verificaram como os empresários rurais aplicam as melhores práticas para alcançar altos padrões de qualidade na produção. Essa análise resultou na escolha dos melhores cases em cada uma das categorias a serem premiadas: Suínos, Aves, Soja e Milho (Grãos); Bovinocultura de leite; Feijão; Bovinocultura de Corte; Piscicultura; Turismo Rural; Agroecologia (Agricultura orgânica); Sericicultura (criação de bicho-da-seda); Inclusão Social e Agroindústria.

Integrantes - Fazem parte do Comitê de Notáveis a Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a Federação da Agricultura do Estado Paraná (Faep) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).

Visita - As propriedades eleitas estão recebendo a visita dos jornalistas Rose Machado e Sérgio Mendes, apresentadores do programa RIC Rural, que vão mostrar em detalhes o dia a dia de cada uma, destacando as práticas que fazem delas exemplos inspiradores para todo o setor do agronegócio. Para ampla disseminação das técnicas e estratégias de gestão das propriedades, além do papel social que exercem na sociedade, os cases serão compartilhados em reportagens do programa RIC Rural, que vai ao ar pela RIC Record TV nas manhãs de domingo, e também na plataformas digitais do programa e no portal RIC Mais, além de matérias na Record News.

“Nosso objetivo é avaliar todas as iniciativas dos produtores, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada, quanto as atitudes que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. O Prêmio Orgulho da Terra tem forte olhar para os produtores engajados e com competência técnica para o desenvolvimento de propriedades sustentáveis”, explica o presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

Certificado - Os 12 produtores destacados na escolha final receberão um certificado oficial “Orgulho da Terra” com menção a sua categoria de referência, além de um troféu da edição do ano de 2021. A premiação também contemplará uma personalidade a ser homenageada, de acordo com a indicação única e exclusiva do Comitê de Notáveis.

Missão - De acordo com o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o Instituto tem a missão de gerar o desenvolvimento rural no estado paranaense. E valorizar as boas práticas no campo é, com certeza, uma forma de incentivar o agricultor na busca de tecnologias que garantam uma produção mais sustentável e com qualidade. “Temos orgulho em participar desta iniciativa e valorizar, de alguma forma, quem se destaca no campo e assim incentivar a produção com qualidade e responsabilidade”, afirma Natalino.

Ambiente favorável - José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, ressalta que o prêmio é uma oportunidade de promover um ambiente favorável para a melhoria da qualidade produtiva. “Os cases selecionados terão uma visibilidade na mídia e, com certeza, servirão de modelo para que as boas práticas nas diferentes áreas sejam replicadas por outros produtores. Este é o principal legado do Prêmio Orgulho da Terra, do qual nossas cooperativas participaram nos segmentos de aves e suínos, onde se destacam sanidade, rastreabilidade, bem-estar animal e sustentabilidade, preocupadas em oferecer produtos com qualidade garantida na origem”, frisou.

Sobre o Grupo RIC - Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RIC Record TV Curitiba, RIC Record TV Maringá, RIC Record TV Londrina e RIC Record TV Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, a RIC FM Curitiba, a Igapó FM e a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a SPARK, plataforma de influenciadores digitais do Grupo, e o Instituto RIC de Atitude Social. (Assessoria de Imprensa do evento)

FOTO: Jaelson Lucas / Arquivo AEN

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias