Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR I: Quatro novas ferramentas da Cocamar Máquinas geram mais rentabilidade aos produtores

 

 

cabecalho informe

COCAMAR I: Quatro novas ferramentas da Cocamar Máquinas geram mais rentabilidade aos produtores

cocamar 02 12 2021A Cocamar Máquinas, Concessionária John Deere, está trabalhando com quatro novas ferramentas para que os produtores possam, com seus maquinários, avançar na adoção de modernas tecnologias, com maior eficiência de seu trabalho. Trata-se dos projetos Solo Forte, Linhas de Plantio, Conectividade e Aplicação Localizada, estruturados pela concessionária e a cooperativa.

Amostragem - O Solo Forte consiste em um serviço de amostragem de solo com pontos alocados de forma inteligente, utilizando como direcionador o conhecimento do agricultor, somado a informações como imagens de satélites, índices de Vegetação (NDVI) e mapa de produtividade.

Planejar - Já o Linhas de Plantio possibilita ao produtor fazer o planejamento da operação, definindo o melhor trajeto para maior rendimento e menos manobras, entre outros benefícios.

Atendimento remoto - Com o Pacote de Conectividade, o produtor tem acesso a informações sobre suas operações com máquinas em tempo real e recebendo atendimento à distância, sendo também possível, remotamente, a criação, configuração e envio de mapas de taxa variável e linhas de plantio, bem como a gestão e a organização de dados e mapas, atualizações remotas de monitores, receptores e controladoras, relatórios customizáveis e gestão de horímetro (indicação de manutenções preventivas).

Menos custos de produção - Por fim, o Aplicação Localizada é um serviço realizado em conjunto com o Xarvio, uma plataforma digital que ajuda a racionalizar custos de produção durante o manejo de plantas daninhas.

Sinergia - O supervisor do Centro de Soluções Conectadas da Cocamar Máquinas, André Payão Aguilera, comenta que “com seu corpo técnico e por possuir uma concessionária de máquinas agrícolas, há uma perfeita sinergia e o produtor recebe um conhecimento técnico embasado e altamente profissional”.

Qualidade e resultados - "A Cocamar possui um grande diferencial que permite entregar um serviço com qualidade e resultados acima da média, tudo isso pelo fato da mesma possuir um corpo técnico agronômico de excelência, associado a uma equipe extremamente qualificada em mecanização agrícola e Agricultura de Precisão", acrescenta Payão.

Otimizar - Sobre o Projeto Solo Forte, ele destaca que o mesmo está totalmente em linha com a necessidade que o produtor tem de otimizar as suas aplicações de corretivos e fertilizantes. “O objetivo é fazer a amostragem de solo das áreas dos produtores, utilizando-se de dados precisos”, expõe. Para isso, lembra que os equipamentos, além de executar as operações, registram e fazem o sensoreamento e tudo o que está acontecendo no campo.

Só onde é preciso - “A gente tem condições de levantar os dados de uma colheita, por exemplo, trazer para a nossa plataforma digital e analisar ponto a ponto do talhão onde o cliente efetivamente produz mais e onde produz menos”, resume. Com base nisso é oferecida uma amostragem de solo inteligente, alocando os pontos de coleta de solo tendo como base o mapa de produtividade.

Menos custos - “O mapa nos mostra onde há necessidade e temos que direcionar os esforços para onde ele aponta que é preciso melhorar”, assinala o supervisor, salientando que, dessa forma, são otimizados os custos com amostragem de solo e, numa segunda etapa, também os de aplicação de corretivos e fertilizantes.

O traçado ideal - Quanto ao Linhas de Plantio, Payão observa que o produtor pode otimizar o piloto automático para definir o melhor traçado. “Ainda há uma dependência de a mão de obra definir o alinhamento do plantio. E essa definição está sujeita a erros, não fazendo da maneira ideal.”

Estudo das operações - “Por meio desse pacote, a gente faz todo um mapeamento da área do produtor com o uso de drone, leva para o Centro de Soluções Conectadas da concessionária e ali é realizado um estudo para definir o melhor traçado das operações de plantio, pulverização e colheita”, comenta, informando que um software permite simular vários cenários e definir qual o melhor condição possível para executar determinada operação, reduzindo manobras, melhorando a eficiência profissional e consumindo menos combustível, entre vários outros benefícios.

Junto do produtor - Com relação à Conectividade, é possível à concessionária estar o tempo todo junto ao produtor, independente da distância ou limitações físicas. “Antes tínhamos muitas dificuldades em executar uma grande quantidade de trabalho e nem havia como o produtor utilizar cem por cento dos seus equipamentos porque nós mesmos não tínhamos capacidade de atender todos os produtores a campo”, salienta o supervisor, acrescentando: “era praticamente impossível atender da forma como a gente gostaria, no modelo tradicional, indo até às propriedades”.

Alta taxa de resolução - O pacote de conectividade permite que a concessionária consiga dar uma atenção especial ao produtor por meio de atendimentos remotos, recorrendo à equipe de especialistas do Centro de Soluções Conectadas. Atendendo à distância, eles apresentam uma taxa de resolução remota - sem contato presencial -, de praticamente 85% das demandas. Por meio das plataformas digitais, os profissionais estão sempre conectados ao produtor.

Pulverizadores - Finalmente, o pacote de Aplicação Localizada está em linha quando se trata da otimização dos equipamentos que o produtor já possui e praticamente 100% dos pulverizadores autopropelidos John Deere estão aptos a executar esse trabalho. Ou seja, o cliente já tem a tecnologia e o objetivo da concessionária é fazer com que ele possa tirar proveito dela e reduzir o custo com herbicidas.

Sustentável - “Podemos com esse trabalho promover uma agricultura mais sustentável porque o herbicida só é aplicado onde há necessidade”, explica Payão. Por meio de parceria com o Xarvio, o mapeamento dos talhões, feito por drone, identifica somente os pontos onde há plantas invasoras, concebendo um mapa de aplicação cujos dados podem ser levados ao pulverizador em um pendrive ou enviados remotamente.

Gerência - Com isso, o pulverizador gerencia a ligação e o desligamento com base nesse mapa de aplicação. O equipamento somente liga onde há planta daninha, o que resulta em uma aplicação muito mais eficiente e sustentável para os produtores, havendo uma redução média de 60% no uso de herbicida. (Imprensa Cocamar)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias