Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO DE DIRETORIA: Com as presenças de Piana e Ortigara, Ocepar avalia realizações e discute estratégias para 2022

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO DE DIRETORIA: Com as presenças de Piana e Ortigara, Ocepar avalia realizações e discute estratégias para 2022

reuniao diretoria II 03 12 2021A 31ª Reunião da Diretoria da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) foi realizada na tarde de quinta-feira (02/12), na sede da entidade, em Curitiba. O encontro teve o formato híbrido, no qual oito diretores participaram presencialmente, enquanto outros cinco dirigentes optaram pelo meio virtual. Foi a primeira vez desde março de 2020 que diretores estiveram na reunião de forma presencial. Durante o período de pandemia, os encontros foram on-line. Na pauta da reunião, as principais realizações do setor cooperativista em 2021, a prestação de contas do ano e as discussões sobre as estratégias de atuação para os próximos anos. A parte final do evento contou com as presenças do vice-governador do Paraná, Darci Piana, e do secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Temas - O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, fez a abertura da reunião pedindo um minuto de silêncio em respeito às pessoas falecidas em 2021, ano ainda marcado pelos efeitos da pandemia da covid-19. Na sequência, o dirigente fez um relato dos temas que tiveram maior impacto às cooperativas neste ano, entre eles o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação e sem peste suína clássica. Segundo o dirigente, as certificações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que reconhecem o novo status sanitário, representam uma chancela de qualidade para os produtos da agropecuária do estado. “Foi uma conquista importante, um trabalho de décadas do setor produtivo e governo. É preciso manter a atenção redobrada no controle de rebanho, fiscalização, monitoramento e rastreabilidade. Temos que seguir trabalhando para a melhoria contínua da sanidade animal”, disse.

Adaptação - De acordo com o presidente da Ocepar, 2021 foi um ano desafiante, mas as cooperativas demonstraram resiliência e capacidade de adaptação rápida frente aos obstáculos e dificuldades. “Agora precisamos avançar na implantação do novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná, o PRC200, discutindo maneiras de fortalecer as cooperativas e o posicionamento de seus produtos no mercado”, afirmou. Ricken concedeu a palavra a todos os diretores, para que manifestassem suas opiniões a respeito de trabalho realizado e o cronograma de ações futuras. De forma conjunta ao encontro da Ocepar, foi realizada também a 10ª Reunião da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Estado do Paraná).

Ortigara - O secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, frisou que acompanha a trajetória da Ocepar desde a década de 1970 e reafirmou o compromisso da Secretaria de Agricultura em atuar em consonância com as demandas do setor produtivo. “O cooperativismo tem um papel relevante em vários ramos econômicos no Paraná, em especial no setor agropecuário. Somos parceiros e precisamos olhar para o futuro. Vislumbro que, continuando neste caminho, podemos fazer o estado seguir competitivo, conquistando novos mercados, fortalecendo a defesa sanitária e repassando conhecimento e tecnologia aos produtores”, disse.

Piana - O vice-governador Darci Piana fez o encerramento da Reunião da Diretoria da Ocepar, e destacou os avanços do setor ao longo dos 50 anos de história da entidade, que teve um papel importante na organização e estruturação do cooperativismo no Paraná. “Acompanhando as discussões desta reunião percebe-se a abertura ao diálogo e debate aberto entre as lideranças a respeito dos temas e problemas que afetam ao setor. Cabe ao governo estar ao lado das cooperativas, prestando suporte e procurando ajudar a abrir novos mercados, fortalecendo esta parceria que precisa persistir, para que tenhamos mais desenvolvimento em todas as regiões do Paraná”, concluiu.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias