Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COAMO: Retrospectiva de rádio destaca cinquentenário da Ocepar

 

 

cabecalho informe

COAMO: Retrospectiva de rádio destaca cinquentenário da Ocepar

coamo 05 01 2022No programa de rádio Informativo Coamo, veiculado nesta quarta-feira (05/01) em diversas emissoras do Paraná e de Santa Catarina, o destaque principal foi os 50 anos de fundação do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em 2 de abril de 1971. O presidente do Conselho de Administração da Coamo e diretor da Ocepar, José Aroldo Gallassini, fez questão de ressaltar a importância da entidade para o desenvolvimento do cooperativismo no Paraná: “nós sempre utilizamos a Ocepar para nossas reivindicações e todo dia temos uma demanda. A entidade tem um papel importante junto aos governos estaduais e federais na articulação de planos agrícolas, entre outras demandas de interesse do setor”, disse.

Sescoop/PR - O líder cooperativista também afirmou que entre tantas conquistas nessas cinco décadas, também está a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop/PR. “Antes as capacitações eram realizadas via Sesi, Senai e outros e toda a arrecadação iam para essas entidades. Com a criação do Sescoop, as cooperativas passaram a contar com a preparação de pessoas para atuar nas cooperativas, capacitando-as para atuar da melhor forma”. Já o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, falou sobre a trajetória da Ocepar. “A entidade foi criada no exato momento em que as cooperativas vinham participando de alguns projetos importantes na década de 1970. Ela foi criada para liderar, conduzir este processo para que houvesse planejamento e desenvolvimento do cooperativismo.

Pesquisa - A entidade também teve um papel fundamental no programa de pesquisa, com o desenvolvimento de tecnologias adaptadas para nosso estado. Hoje o programa não existe mais, só que nossas cooperativas continuam fazendo pesquisa de qualidade e hoje temos a maior rede de pesquisa agropecuária”. O dirigente também destacou o papel importante no programa de autogestão das cooperativas, na representação sindical e também nos sucessivos planejamentos do setor, além de um papel importante na criação das cooperativas de crédito.

Link - Para ouvir essas entrevistas na retrospectiva do Informativo Coamo, acesse o link: http://www.coamo.com.br/site/player/10895.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias