SAÚDE V: ANS divulga resultados do desempenho das operadoras no ano-base 2020
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- Criado em Sexta, 07 Janeiro 2022 07:25
O resultado do Índice de Desempenho das operadoras (IDSS) 2021, ano-base 2020, está disponível para consulta no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A nota média do setor para o ano-base 2020, que considera a média ponderada do desempenho das operadoras, foi de 0,7989, sendo 1,00 a nota máxima de desempenho e zero a nota mínima.
Acesse aqui o sistema para conferir o desempenho de sua operadora ano-base 2020
Inferior - Com o resultado deste ano, constata-se que o IDSS apurado é cerca de 1,2% inferior ao índice do ano-base 2019, que foi de 0,8011. Por outro lado, o IDSS deste ano é quase equivalente ao do ano-base de 2018 (0,7691) e ao de 2017 (0,7295). Cesar Serra, diretor de Desenvolvimento Setorial Substituto da ANS, explica que a redução do desempenho do setor em alguns indicadores, em 2020, se deve à necessidade de ajustes frente à pandemia, o que não implica, necessariamente, queda de qualidade dos serviços prestados por operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde.
Decisão - A ANS optou por não alterar a metodologia ou suspender o programa, para manter a série histórica do IDSS e garantir a transparência dos resultados para a sociedade. “Acreditamos ser importante demonstrar o desempenho do setor em 2020 de forma transparente, para que toda a sociedade entenda os possíveis impactos da COVID-19 nos resultados. Era esperado que a pandemia pudesse trazer impacto sobre alguns indicadores e consequentemente sobre o resultado geral, entretanto, tal efeito foi pequeno e não comprometeu a lógica do IDSS”, comentou o diretor.
Fatores - A gerente de Estímulo e Inovação à Qualidade Setorial (GEEIQ), Ana Paula Cavalcante, explica que, entre 2017 e 2019, alguns fatores elevaram o índice, tais como o acerto das bases de dados pelas operadoras, em atuação conjunta com os prestadores, para o envio dos dados do TISS; e o acirramento da concorrência, o que incentivou as operadoras a buscarem a melhoria do seu IDSS, se diferenciando, em termos de qualidade, no mercado.
Sobre o IDSS - O Programa de Qualificação de Operadoras de planos de saúde privados (PQO), iniciado em 2004 e reformulado em 2017, com a publicação da RN 423/2017, que alterou a RN 386/2015, introduzindo o uso dos dados do padrão TISS para o cálculo dos indicadores, reflete o desempenho das operadoras por meio de um índice composto por 32 indicadores definidos pela ANS, distribuídos em quatro dimensões, cujo resultado varia de zero a 1, mais um indicador bônus para as operadoras que possuem certificado de acreditação.
Comparação - Ana Paula Cavalcante destaca que o IDSS, também denominado “nota das operadoras”, permite a comparação entre as operadoras de planos de saúde privados, atuantes no mercado. “O objetivo da divulgação dos resultados do Programa é reduzir a assimetria de informação existente entre o beneficiário, que quer comprar um plano de saúde, e a operadora, que quer vender seus produtos no mercado. Dessa forma, a divulgação do IDSS aumenta o poder de escolha do consumidor que tem mais informação qualificada ao contratar um plano de saúde”.
Repercussão da pandemia - Antes da divulgação dos resultados do IDSS ano-base 2020, a ANS avaliou a repercussão da pandemia de Covid-19 em 19 indicadores que avaliam atenção à saúde e satisfação dos beneficiários, com maior potencial de sofrer impactos. A análise apontou repercussão pequena em cinco indicadores; discreta em quatro e nenhuma repercussão em dez.
Sem redução significativa - Apesar da pandemia de Covid-19, os resultados do Programa demonstram que não houve redução significativa em relação aos anos anteriores. A justificativa para a manutenção do IDSS ano-base 2020 foi apresentada na 106ª reunião da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), ocorrida em 18/08/2021. Leia mais.
Confira a repercussão da pandemia nos indicadores.
Confira a análise dos resultados dos indicadores - Relatório do IDSS 2021 - Ano-base 2020
Metodologia - O IDSS é calculado a partir de 33 indicadores definidos pela ANS, incluindo um indicador bônus para as operadoras que possuem certificado de acreditação. Para o cálculo do IDSS, são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações gerenciais da Agência, ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, gerando uma nota para cada operadora.
Requisitos - Nesse sentido, embora tenham sido avaliadas 920, apenas 868 operadoras atenderam aos requisitos normativos para divulgação de suas notas finais à sociedade, disponibilizadas no portal da ANS .
Divulgação - Os resultados também devem ser divulgados pela própria operadora em seu sítio eletrônico, conforme determina o artigo nº 21-A da Resolução Normativa (RN) nº 386/2015 – sendo 05/02/2022 o prazo limite para a divulgação do atual resultado. Caso discordem dos resultados finais do IDSS 2021 (ano-base 2020), as operadoras terão até 21/01/2022 para apresentar recurso via e-protocolo.
Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários - Para o ano-base 2020, 261 operadoras de planos de saúde realizaram voluntariamente a pesquisa com seus beneficiários, destas, 246 operadoras (responsáveis por 65,11% dos beneficiários do setor) foram consideradas aptas a receber a pontuação bônus. No ano- base 2020 a ANS registrou um aumento de cerca de 11,5% de operadoras participantes em relação ao ano-base 2019, quando 234 realizaram a pesquisa.
Confira a lista de operadoras que tiveram o IDSS publicado e realizaram a pesquisa.
Resposta - Os resultados apontam que cerca de 85% dos beneficiários das operadoras que realizaram a pesquisa responderam “Bom” e “Muito bom” para o quesito: “Como você avalia seu plano de saúde?”. E cerca de 81% dos beneficiários recomendariam o plano de saúde para amigos ou familiares.
Incentivo - A ANS tem incentivado as operadoras de planos de saúde a realizarem pesquisas de satisfação junto aos beneficiários, tendo publicado em 2020 um novo documento técnico para a realização da pesquisa, com metodologia padronizada, que garanta representatividade e validade estatística. O incentivo à realização da pesquisa busca aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos, e seus resultados trazem insumos para aprimorar as ações de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelas operadoras.
Acreditação de operadoras - As operadoras que obtiveram o selo de acreditação, cumprindo os requisitos de boas práticas estabelecidos pela ANS, recebem uma pontuação bônus no IDSS. Em 2020, observou-se aumento do número de operadoras acreditadas (de 38 em 2017 para 75 em 2020), representando 26,30% dos beneficiários de planos médico-hospitalares.
Competência técnica - Os resultados do IDSS evidenciam a competência técnica das operadoras que receberam o selo de acreditação, processo voluntário de adoção de melhores práticas em gestão organizacional e em saúde: das 75 operadoras com certificado de acreditação, no ano-base 2020, todas ficaram na faixa 1 do IDSS (a melhor faixa, com desempenho de 0,80 a 1,00), o que reforça a validade da metodologia do IDSS e a sinergia entre os Programas de Qualificação e de Acreditação de Operadoras da ANS. (ANS)
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