Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNITI I: Inovação e pioneirismo marcam a criação da Cooperativa Central de Tecnologia da Informação

 

 

cabecalho informe

UNITI I: Inovação e pioneirismo marcam a criação da Cooperativa Central de Tecnologia da Informação

Desde 2015, quando surgiu a primeira proposta para integrar as cooperativas paranaenses num grande projeto de Tecnologia de Informação, até a data histórica de 8 de dezembro de 2021, quando foi realizada, virtualmente, a Assembleia Geral de constituição da UniTI - Cooperativa Central de Tecnologia da Informação, foram muitas reuniões presenciais e on-line com as cooperativas interessadas. Nos dois últimos anos e com destaque para 2021, durante a pandemia da Covid-19, todos os encontros foram realizados de forma virtual, sempre com suporte de profissionais do Sistema Ocepar, para que as lideranças pudessem analisar o estatuto e as proposições acerca de regras e atribuições operacionais e de governança de uma central cooperativa.

PRC100 - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, que presidiu a AGO de fundação como presidente ad hoc, destacou que a ideia nasceu durante Encontro de Núcleos Cooperativos, realizada em Campo Mourão em 2015, através de uma intervenção do diretor administrativo e financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, que ressaltou sobre a necessidade de compartilhamento da estrutura de TI entre as cooperativas num processo de intercooperação. Proposta a qual foi incorporada na época ao planejamento estratégico do PRC100. “Tudo evoluiu ao ponto de dar origem à cooperativa central, constituindo-se em um marco histórico do cooperativismo paranaense com a participação de 21 delegados de cooperativas parceiras. Para isso, contou com a participação de técnicos da área de TI tanto das cooperativas como do Sistema Ocepar”, frisou. Boesche lembrou que a UniTI é um dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo, PRC200, de número 10, Compartilhamento de T.I.

Intercooperação - Antonio Sérgio Gabriel, que participou da Assembleia de fundação da UniTI, fez questão de dar seu depoimento: “é a concretização de um sonho que se insere no trabalho do Sistema Ocepar em fomentar a intercooperação entre os vários ramos do cooperativismo paranaense e, no caso, em uma área que demanda muitos e constantes investimentos das cooperativas, diante da evolução da TI”. Segundo ele, as cooperativas que integram a central vão poder compartilhar investimentos tanto na parte de infraestrutura como de sistemas.

Estudos - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reforçou ainda que, com a assessoria da consultoria Falconi, a proposta demandou dois anos de estudos e elaboração até chegar à sua constituição, embasada nos critérios que norteiam a criação de organização dessa natureza. “Realmente esse 8 de dezembro vai ficar na história do cooperativismo pela criação da UniTI, cuja finalidade é compartilhar ações na área de TI. É um fato muito expressivo no cooperativismo do Paraná.”  O gerente de projetos da Falconi, Danilo Ronaldo René Oliveira Filho, acompanhou a asssembleia de constituição da central.

Diretoria - Alair Aparecido Zago, superintendente Administrativo e Financeiro da Cocamar foi eleito presidente. O Conselho de Administração da UniTI ficou assim constituído: Airton Galinari (Coamo); James Fernando de Morais (Copacol); Nevair de Mattos (Frísia); Haroldo Jose Polizel (Integrada); João Carlos Obici (Cocari); Irineo da Costa Rodrigues (Lar); Gilson Hollerweger Fernandes (Cooperante) e Jonis Everton Centenaro (C.Vale).

Conselho Fiscal - Para o Conselho Fiscal foram eleitos como titulares Marcelo Luís Kosinski (Bom Jesus), Claudemir Pereira de Carvalho (Coagru) e Edmund Gumpl (Agrária) e, para suplentes, Anderson Léo Sabadin (Primato), Paulo Pinto de Oliveira Filho (Coprossel) e Luciano Ferreira (Unicampo).

UniTI - A Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI) é integrada pelas cooperativas Coamo, Cocamar, Copacol, Frísia, Integrada, Castrolanda, Frimesa, Agrária, Cocari, Capal, Bom Jesus, Copagril, Coagru, Camisc, Cooperante, Coopertradição, Primato, Coprossel, Unicampo, Lar e C.Vale.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias