Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias IDSS: Cooperativismo de saúde é destaque em ranking da ANS

 

 

cabecalho informe

IDSS: Cooperativismo de saúde é destaque em ranking da ANS

Foram muitos os desafios trazidos pela pandemia em todos os setores, principalmente na saúde. E, mesmo diante das dificuldades, o cooperativismo continuou a mostrar ao Brasil resiliência, resultado e profissionalismo. Exemplo disso foi o desempenho das cooperativas operadoras de planos de saúde no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2020.  

Indicadores - Para o ano-base em análise, foram avaliados 32 indicadores, definidos pela ANS. No total, 920 operadoras cumpriram os requisitos para serem avaliadas pelo programa, sendo 681 do segmento Médico-Hospitalar e 239 do segmento odontológico. 

Médico-hospitalares - No ranking das dez operadoras médico-hospitalares mais bem avaliadas, domínio quase absoluto das Unimeds, com nove cooperativas médicas na lista. Confira: 

2º Central Nacional Unimed 

3º Unimed Pato Branco (PR)  

4º Unimed Santa Bárbara D'Oeste e Americana (SP) 

5º Unimed - Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo (RS) 

6º Unimed Costa Oeste (PR) 

7º Unimed Inconfidentes (MG) 

8º Unimed de Ribeirão Preto (SP) 

9º Unimed Belo Horizonte (MG) 

10º Unimed Apucarana (PR) 

Odontológicos - O Sistema Uniodonto também fez bonito: colocou sete cooperativas na lista das dez operadoras do segmento odontológico com melhores desempenho no IDSS. Veja quais são: 

1º Uniodonto de São José do Rio Pardo (SP)  

3º Uniodonto de Rio Claro (SP) 

4º Uniodonto Londrina (PR) 

5º Uniodonto de João Pessoa (PB) 

7º Uniodonto Pirassununga (SP) 

9º Uniodonto de Rio Branco (AC) 

10º Uniodonto/RN  

Número de beneficiários -  Duas cooperativas também se destacam entre as dez maiores operadoras exclusivamente odontológicas, em número de beneficiários:

3º Dental Uni (PR), com 672.970 beneficiários

7º Uniodonto de Campinas (SP), com 377.442 beneficiários 

Outras três cooperativas estão na lista das dez maiores operadoras médico-hospitalares, em número de beneficiários:

6º Central Nacional Unimed, com 1.756.744 beneficiários

7º Unimed Belo Horizonte (MG), com 1.624.818 beneficiários

10º Unimed Porto Alegre (RS), 688.518 beneficiários

Página - Para acessar a página do Programa de Qualificação de Operadoras, é só clicar aqui

Resultado das operadoras acreditadas - A ANS também divulgou o ranking considerando as operadoras acreditadas. Ainda que eventualmente o desempenho de uma operadora acreditada esteja relacionado ao bônus recebido na forma de pontuação extra, avaliando-se o IDSS médio, ponderado com a exclusão da pontuação extra de acreditação, conclui-se que, de modo geral, as operadoras acreditadas obtiveram melhor desempenho do que as que não passaram por processos de acreditação. 

Faixa - Além disso, todas as 75 operadoras com certificado de acreditação no ano-base 2020 ficaram na faixa 1 do IDSS (desempenho entre 0,8 e 1), na qual apenas 158 operadoras médico-hospitalares se situam, o que reforça ainda mais a sinergia entre o Programa de Qualificação Operadoras e o Programa de Acreditação de Operadoras. 

Dominantes - Nesse ranking, o cooperativismo Unimed é absolutamente dominante: das 31 operadoras atualmente acreditadas, apenas 5 não são do Sistema Unimed. Um orgulho e uma satisfação em dobro, pois o Sescoop tem apoiado, desde 2015, o processo de qualificação e ajustes necessários de Unimeds para o processo de acreditação, através do Programa Qualifica Unimed. Para saber mais, clique aqui. (OCB)

 

idss quadro 10 01 2022

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */