Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FRÍSIA: Julgamentos de animais da raça holandesa dominaram segundo dia de ExpoFrísia

 

 

cabecalho informe

FRÍSIA: Julgamentos de animais da raça holandesa dominaram segundo dia de ExpoFrísia

O segundo dia de ExpoFrísia foi movimentado para animais, criadores e júri, com a avaliação do gado jovem da raça Holandês Vermelho e Branco (HVB) e Holandês Preto e Branco (HPB), na sexta-feira (13/05). Ao fim do dia, foi a vez dos pequenos criadores participarem do Clube de Bezerras e do Clubinho. A ExpoFrísia, que terminou no sábado (14/05), no Parque de Exposições Frísia (anexo ao Parque Histórico de Carambeí), teve entrada gratuita. A organização do julgamento foi da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Total - Ao todo, foram 154 animais julgados, sendo 65 da raça Holandês Vermelho e Branco e 89 da Holandês Preto e Branco. 

Eficiência produtiva - “O maior desafio do criador é a busca da eficiência produtiva na propriedade, como a alimentação dos animais e a energia. O momento é desafiador na cadeia, por isso deve ser buscada a eficiência com sustentabilidade financeira”, destacou o gerente-executivo de Negócios Bovinos da Frísia, Jefferson Tramontini Pagno.

Palestras técnicas - Tramontini destaca que nesta edição da ExpoFrísia aconteceram palestras técnicas importantes para o produtor alcançar essa eficiência, como o aproveitamento do esterco dos animais para produzir adubo líquido, diminuindo a dependência do fertilizante químico, que tem um alto custo. Além disso, cita a utilização da silagem e do grão de milho produzidos na própria propriedade para a alimentação dos animais.

Julgamentos - Juiz com experiência mundial, o canadense Callum McKinven já avaliou diversas raças leiteiras em mais de 30 países, inclusive por várias vezes esteve no Brasil em exposições nacionais e estaduais.

Campeã - Na ExpoFrísia, apontou, para HVB, a campeã fêmea jovem 213 Constentation Loreta Swingman Red, dos criadores Alessandro e Marisa Dekkers, a reservada (segundo lugar) 206 C.R. A Unstopabull Nely 2086 TE, da Agropecuária Salomons Ltda., e a terceira posição 219 C.R.A Unstopabull Nely 2027, também da Agropecuária Salomons Ltda.

HPB - Para a HPB, a campeã foi a 48 Fini Sidekick Maaike 20557, da Agropecuária Fini Ltda., seguida da 37 reservada Klaas Janie 2593 TE, da Agropecuária Salomons Ltda., e da 26 C.R.A. Doorman Joya 2048 TE, também da Agropecuária Salomons Ltda.

Pequenos - Após os julgamentos, foi a vez dos pequenos entrarem na pista, demonstrando controle, cuidado e leveza no percurso. No Clube de Bezerras, estiveram presentes criadores de 8 a 15 anos e no Clubinho as idades iniciais. A Sprayfo, da Trouw Nutrition, é a patrocinadora do Clube de Bezerras.

Copa dos Apresentadores - No sábado, houve a Copa dos Apresentadores, com participantes das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e os julgamentos do gado adulto da raça Holandês Vermelho e Branco e Holandês Preto e Branco. A ExpoFrísia conta com o patrocínio Diamante da Agener Lactotropin, Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, além do patrocínio Prata da Tetra Pak.

Vencedores - Confira os vencedores do primeiro dia de julgamento da raça Holandês:

Vermelho e Branco

Categoria Campeão Bezerro - 1 lugar: 201 Rejo Heroi Diamondback 25 de Swingaman Re

Criador: Johannes Franke de Jong

Campeonato Bezerra Menor - 1 Lugar : Rejo Esmeralda 1815 De Swingman Red

Criador: Johannes Franke de Jong

Campeonato Bezerra Junior - 1 Lugar: 206 C.R. A Unstopabull Nely 2086 TE

Criador: Agropecuária Salomons

Campeonato Bezerra Intermediária - 1 Lugar: 213 Constentation Loreta Swingman Red

Criador: Alessandro H. Dekkers e/ou Marisa Caus Dekkers

Campeonato Bezerra Sênior - 1 Lugar: 222 Klaas Bela 2553 FIV

Criador: Agropecuária Salomons

Campeonato Novilha Menor - 1 Lugar: 232 Constentation Jewel Swingman TE

Criador: Alessandro H. Dekkers e/ou Marisa Caus Dekkers

Campeonato Novilha Júnior - 1 Lugar: 235 Rejo Dalia 1663 De Swingman- Red

Criador: Johannes Franke de Jong

Campeonato Novilha Intermediária:

Campeã: 239 Constentation Judith Swingman

Criador : Alessandro H. Dekkers e/ou Marisa Caus Dekkers

Campeonato Novilha Intermediária:

Reservada: Klaas Estrela 2414

Criador : Agropecuária Salomons LTDA-ME

Campeonato Novilha Sênior:

Campeã: 241 CK Farms Beatrix Swingman 006 TE

Criador: Christofer Kok

Preto e Branco

Campeonato Bezerra Menor:

Posição - 1 Lugar: 501 Rejo Mimoso Swingman 27 de Rubels- Red TE

Criador: Johanes Franke de Jong

Campeonato Bezerra Júnior:

Posição - 1 Lugar: 18 Fini Hancock Maaikr 21608

Criador: Agropecuária Fini LTDA

Campeonato Bezerra Intermediária:

Posição- 1 Lugar: 37 Klaas Janie 2593 TE

Criador:Agropecuária Salomons LTDA-ME

Campeonato Bezerra Sênior:

Posição - 1 Lugar: 38 Fini Unix MAAIKE 21294

Criador: Agropecuária Fini LTDA

Campeonato Novilha menor :

Posição- 1 Lugar: 43 Bur Jr. Altitude Penepole 4258 TE

Criador: Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer

Campeonato Novilha Júnior:

Posição- 1 Lugar: 48 Fini Sidekick Maaike 20557

Criador: Hand Jan Groenwold

Campeonato Novilha Intermediária:

Posição - 1 Lugar: 63 Rhoelandt 3480 Bessie Cardinals Alligator

Criador: Ronald Rabbers e/ou Henrietta A, V, P Rabbers

Campeonato Novilha Sênior :

Posição - 1 Lugar: 64 Arm Robina Lambda 887

Criador: Armando Rabbers

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRÍSIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */