Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EMBRAPA I: Vice-presidente Mourão abre congresso destacando papel da ciência no desenvolvimento da cadeia da soja no Brasil

 

 

cabecalho informe

EMBRAPA I: Vice-presidente Mourão abre congresso destacando papel da ciência no desenvolvimento da cadeia da soja no Brasil

embrapa I 17 05 2022O IX Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja foram abertos, na noite desta segunda-feira (16/05), em Foz do Iguaçu (PR). Nas palavras do vice-presidente da República, Antônio Hamilton Mourão, este evento “sintetiza o Brasil que deu certo, um Brasil de apostou na ciência e tecnologia para seu desenvolvimento”.

Contribuições - O general Mourão participou da cerimônia de abertura do congresso promovido pela Embrapa Soja e destacou as contribuições que a Embrapa deu para que o país se tornasse um dos principais produtores de alimentos do mundo. Citando tecnologias como o melhoramento genético, a fixação biológica de nitrogênio, o manejo integrado de pragas e doenças, a integração lavoura-pecuária, a recuperação de pastagens e o plantio direto, ele ressaltou o diferencial da produção brasileira, o que coloca o país em posição de vanguarda na produção de alimentos.

Práticas sustentáveis - “Falar de soja, agronegócio e segurança alimentar pressupõe práticas sustentáveis e preservação ambiental. Pautas inegociáveis nos novos tempos e que obrigam o Brasil e toda cadeia do agronegócio a encarar com desassombro e determinação o inadiável desafio de continuar ampliando a produção nas fronteiras agrícolas, preservando o meio ambiente e em particular a nossa Amazônia”, disse o vice-presidente da República.

Capacidade científica - Guy de Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento e presidente em exercício da Embrapa, falou sobre a capacidade científica do Brasil e como ela tem contribuído para o aumento da produtividade sem que houvesse aumento proporcional da área utilizada.

Produção - “Se produzíssemos o volume que produzimos hoje com a tecnologia da década de 1970, nós teríamos hoje que ter 200% a mais de área. Isso significa que tivemos um efeito poupa terra pelo uso de tecnologias da ordem de 70 milhões de hectares. Usando a ciência, seremos capazes de ser autossuficientes e alcançarmos nossa segurança alimentar sem destruir nossas florestas”, disse o diretor, citando não só os avanços na cadeia da soja, mas também o mais recente desenvolvimento na cadeia do trigo.

Tema - O IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja têm como tema “Os desafios para a produção sustentável no Mercosul”. Nesse sentido, Norberto Ortigara, secretário de estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná, ressaltou que, somente com a adoção da tecnologia já disponível, é possível aumentar a produção de soja.

Perdas - Lamentando as perdas da última safra no Sul do país em decorrência da falta de chuvas, ele afirmou que com uso correto de técnicas como plantio direto na palha e uso de outras boas práticas é possível reduzir os riscos e ampliar a produção. “Fazer mais e melhor, com menos recursos, é o nosso desafio. Por isso, esse congresso tão bem desenhado deve ser muito bem aproveitado, para que a gente continue dando saltos qualitativos neste grande setor que o Brasil tem competência”, disse.

Desafios - As perdas com a seca, a pior dos últimos 40 anos, também foram mencionadas por Adeney de Freitas Bueno, pesquisador da Embrapa Soja e presidente do congresso. "Esse é um dos desafios que se impõem à cultura, como também a menor oferta de fertilizantes e a necessidade de uso mais eficiente dos insumos".

Programação - De acordo com ele, a programação do congresso foi montada visando trazer os mais recentes avanços tecnológicos na cadeia da soja para os mais de 1500 inscritos para participação presencial e os cerca de 200 inscritos para acompanhamento on-line. “Nosso compromisso é nada mais, nada menos do que trazer o que há de melhor e mais moderno no mundo em relação à produção sustentável de soja”, resume o presidente do evento.

Transmissão - A cerimônia de abertura do Congresso foi transmitida pelo Canal da Embrapa Soja no Youtube e pode ser revista em https://www.youtube.com/watch?v=76V-M2G-vBU. Logo em seguida, foi realizada a primeira conferência do evento, com o tema “Desafios e oportunidades para a produção sustentável de soja” e proferida por Fabiana Villa Alves, diretora da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Programação técnica - O IX Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2022 estão sendo realizados no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). Até quinta-feira, a programação contará com seis conferências e 18 painéis, totalizando 50 palestras. Também serão apresentados 287 trabalhos técnicos em formato de pôster ou oralmente. Serão discutidos assuntos ligados aos atuais desafios tecnológicos dos sistemas de produção de soja e às novas oportunidades que estão surgindo para a cadeia da oleaginosa, sempre tendo a sustentabilidade como tema transversal.

Novidade - Uma novidade nesta edição é a Arena de Inovação Soja, um ambiente que pretende integrar os participantes do ecossistema brasileiro de inovação, reunido desde startups a empresas de agricultura digital, além de apresentar as mais recentes aplicações emergentes e disruptivas para a cadeia produtiva da soja. Além de toda a programação técnica, os participantes do congresso terão acesso à feira de expositores, onde 35 empresas apresentarão as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a cadeia de produção de soja.

Relare - Em paralelo ao CB Soja, também está sendo realizada nos dias 16 e 17 a reunião Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (Relare). É a primeira vez que os eventos ocorrem juntos.

Programação completa - Confira a programação completa do CB Soja em http://cbsoja.com.br/. (Assessoria de Imprensa da Embrapa Soja)

FOTO: Silvio Vera

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */