Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ECONOMIA II: Monitor do PIB aponta crescimento de 1,5% no primeiro trimestre

 

 

cabecalho informe

ECONOMIA II: Monitor do PIB aponta crescimento de 1,5% no primeiro trimestre

O Monitor do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e servi√ßos produzidos no pa√≠s), divulgado nesta ter√ßa-feira (17/05) pela Funda√ß√£o Getulio Vargas (FGV), apresentou aumento de 1,5% na atividade econ√īmica no primeiro trimestre de 2022, na compara√ß√£o com o quarto trimestre de 2021. Na passagem de fevereiro para mar√ßo deste ano, o crescimento foi de 1,8%. Na compara√ß√£o anual, o aumento do PIB ficou em 2,4% no trimestre e em 4,2% no m√™s.

Serviços - A coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, avalia que o aumento se deve ao desempenho positivo dos serviços, que apresentam boa recuperação após o forte impacto sofrido durante os piores momentos da pandemia de covid-19.

Atividades - ‚ÄúDentre as atividades que comp√Ķem o setor, apenas as de outros servi√ßos e de administra√ß√£o, educa√ß√£o e sa√ļde p√ļblica ainda n√£o haviam recuperado, no quarto trimestre de 2021, o n√≠vel de atividade pr√©-pandemia da covid-19. Com o resultado do primeiro trimestre deste ano, a atividade de outros servi√ßos ultrapassou o n√≠vel pr√©-pand√™mico‚ÄĚ.

Alerta - Ele alerta que o desempenho do PIB tem sido impulsionado pela normaliza√ß√£o da atividade econ√īmica ao que era antes da pandemia, mas que este efeito est√° se esgotando e deve impactar na sustentabilidade do crescimento.

Consumo das fam√≠lias - De acordo com os dados da FGV, o consumo das fam√≠lias cresceu 3,4% no primeiro trimestre, na compara√ß√£o interanual, puxado pelo consumo de servi√ßos. As principais influ√™ncias para o desempenho positivo foram os servi√ßos de alojamento, alimenta√ß√£o e dom√©sticos. J√° o consumo de bens dur√°veis caiu 6,7%, o √ļnico com queda.

FBCF - A Forma√ß√£o Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve crescimento de 1,5% no primeiro trimestre, em compara√ß√£o ao mesmo trimestre de 2021. Desde o quarto trimestre do ano passado, a an√°lise da taxa trimestral m√≥vel apresenta queda no componente de m√°quinas e equipamentos, encerrando o per√≠odo com retra√ß√£o de 4,8%. As quedas continuam disseminadas entre os segmentos de autom√≥veis, m√°quinas e equipamentos el√©tricos e mec√Ęnicos.

Com√©rcio exterior - A exporta√ß√£o de bens e servi√ßos subiu 9,6% no primeiro trimestre, em compara√ß√£o ao mesmo per√≠odo do ano passado, com destaque para a exporta√ß√£o de servi√ßos (14,7%), bens intermedi√°rios (14,3%) e produtos agropecu√°rios (29,5%).

Importação - Já a importação caiu 1,8% na mesma análise. Os serviços e a extrativa mineral tiveram bom desempenho, mas o resultado negativo foi puxado pela queda na importação de produtos agropecuários e industrializados.

Valores - Em valores, a estimativa da FGV √© que o acumulado do PIB no primeiro trimestre do ano some R$ 2,46 trilh√Ķes. A taxa de investimento no primeiro trimestre foi 18,4%, na s√©rie a valores correntes. (Ag√™ncia Brasil)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */