Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SINDILEITE: Sindicato celebra 90 anos com homenagens e planejamento de futuro

 

 

cabecalho informe

SINDILEITE: Sindicato celebra 90 anos com homenagens e planejamento de futuro

O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite) celebrou, na noite de segunda-feira (23/05), em Curitiba, 90 anos de atuação. Um dos sindicatos fundadores da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Sindileite representa um setor cada vez mais significativo para a economia paranaense, sendo atualmente o segundo maior polo produtor de leite do Brasil, respondendo por 11% da produção nacional e contando com importantes indústrias de laticínios em todas as regiões do Estado.

Solenidade - A solenidade reuniu, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, empresários do setor, lideranças industriais, representantes de outros segmentos do setor produtivo e autoridades políticas. O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, parabenizou o Sindileite pela data, ressaltando a importância do trabalho do sindicato não apenas para o desenvolvimento do setor, mas de toda a indústria paranaense. “Está sendo uma experiência para mim, enquanto presidente da Fiep, conhecer outros setores da indústria do Paraná, e o setor de laticínios se destaca por sua relevância e pela qualidade de sua produção”, disse. “A Fiep existe para a defesa dos interesses da indústria do Paraná, por isso é uma satisfação que esta comemoração esteja sendo feita aqui, na casa da indústria do Paraná”, completou.

Maturidade - O atual presidente do Sindileite, Eder Desconsi, ressaltou que o sindicato é um instrumento para unir o setor e ajudá-lo a superar desafios. “Nosso sindicato, aos 90 anos, é um senhor na maturidade. Passamos por muitas dificuldades, como CPIs e congelamentos de preços, e continuamos ainda com dificuldades, mas sempre acreditando que, com união, vamos conseguir mudanças. Por isso, agradeço aos associados do nosso sindicato, que fazem o nosso dia a dia”, afirmou.

Papel fundamental - Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o Sindileite sempre exerceu papel fundamental para a representatividade dos produtores e industriais do setor leiteiro do Paraná. “Antes mesmo de existirem entidades como a Fiep e a Fecomércio, já existia este sindicato trabalhando em benefício de seus produtores e de sua gente”, disse Piana, que é também presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Ele destacou, ainda, que o Estado tem recebido novas fábricas do setor, com investimentos que totalizarão quase R$ 2 bilhões de investimentos nos próximos anos. “Com certeza isso vai dar muito resultado para os produtores de leite e para toda a população”, concluiu.

Autoridades - Entre outras autoridades, também estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Cleverson Freitas; e o ex-governador Orlando Pessuti.

Homenagens - A celebração dos 90 anos do Sindileite foi marcada por homenagens. A Fiep entregou uma placa comemorativa ao presidente-executivo do sindicato, Wilson Thiesen, uma das principais lideranças do setor. Uma placa em homenagem ao Sindileite também foi entregue ao atual presidente da instituição. Além disso, o Sindileite entregou um troféu a Carlos Valter, reconhecendo o apoio da Fiep ao trabalho do sindicato. Também foi homenageado o ex-presidente do Sindileite, Marco Antonio Galassini da Silva, por sua contribuição para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Paraná.

Futuro - Ao completar nove décadas de atuação, além de celebrar o passado, o Sindileite segue planejando seu futuro. Com apoio da Fiep, o sindicato lança o Plano de Sustentabilidade do Setor Leiteiro no Paraná, que elenca ações necessárias para aumentar ainda mais a competitividade do segmento. O plano é dividido em quatro pilares estratégicos: qualidade do leite, sanidade animal e logística; inteligência de mercado; competitividade industrial; e marketing e comunicação.

Desafios - “Analisando a situação atual, chegamos à conclusão de que não é o suficiente, de que não podemos nos acomodar, porque os desafios são muito grandes pela frente”, explica Wilson Thiesen. “Por isso elaboramos as bases de um plano de sustentabilidade do setor leiteiro do Paraná, e esse plano está sendo viabilizado graças ao apoio da Fiep, por meio da Gerência de Relações Sindicais”, completa.

Ganho de mercado - Segundo ele, aumentar e agregar mais valor à produção é uma necessidade para que o setor ganhe mais mercado. “O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país. Temos 11% da produção brasileira, mas temos só 5% da população. Então, dependemos do mercado nacional e temos um desafio com o mercado mundial”, afirma Thiesen.

Ações - Após a definição e validação das propostas para o desenvolvimento de cada um dos quatro pilares, o plano prevê a sensibilização de stakeholders, a criação de uma governança e formação de grupos de trabalho, o alinhamento de cada um dos temas, a construção e validação de um plano de ação e, finalmente, a execução e monitoramento das ações definidas.

Presenças - Também participaram do evento o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; o representante da Faep, Ronei Volpi; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Cleverson Freitas, e o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta. (Com informações da Agência Fiep de Notícias)

FOTOS: Gelson Bampi

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */