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VAREJO I: Profissionais de cooperativas participam de masterclass da Academia de Liderança do Varejo, em Curitiba

Com uma masterclass presencial ministrada pelo professor Ricardo Pastore, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), teve in√≠cio, na tarde desta quinta-feira (23/06), em Curitiba (PR), o curso Academia de Lideran√ßa do Varejo. Cerca de 40 profissionais de cooperativas do Paran√° das √°reas de marketing, trade e varejo participam da forma√ß√£o promovida pelo Sistema Ocepar, com o apoio do Servi√ßo Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paran√° (Sescoop/PR) e da ESPM. ‚ÄúQueremos aumentar a participa√ß√£o das cooperativas no varejo com a estrutura que temos hoje e um dos caminhos para que possamos atingir esse objetivo √© investir em capacita√ß√£o‚ÄĚ, disse o presidente do Sistema Ocepar, Jos√© Roberto Ricken, na abertura do curso. 

Compromisso - O dirigente explicou que a Academia de Lideran√ßa do Varejo √© um dos desdobramentos do PRC200, o novo ciclo do planejamento estrat√©gico do cooperativismo paranaense, trabalho coordenado pelo Sistema Ocepar visando garantir o desenvolvimento sustent√°vel do setor a m√©dio e longo prazo. ‚ÄúEntre os 20 projetos priorit√°rios do PRC200, temos o projeto 4 que trata especificamente de mercado. O foco √© auxiliar as cooperativas a ampliarem o market share de seus produtos e servi√ßos. As a√ß√Ķes estrat√©gicas desse projeto incluem, al√©m de capacita√ß√£o, participa√ß√£o em feiras, a exemplo da Mercosuper, promovida em Curitiba pela Associa√ß√£o Paranaense de Supermercados (Apras)‚ÄĚ, contou.

Panorama - O Paran√° possui mais de 120 agroind√ļstrias de cooperativas. Com forte investimento em pesquisa e intelig√™ncia de mercado, as cooperativas desenvolvem e colocam no mercado um portf√≥lio amplo e variado de produtos aliment√≠cios. Leite e derivados, farinha de trigo, √≥leos, carnes, embutidos, sucos, peixes, caf√©, hortigrangeiros, enfim, a lista de produtos nos pontos de venda com a marca de cooperativas √© grande. ‚ÄúHoje a industrializa√ß√£o e comercializa√ß√£o respondem por quase 50% da receita das cooperativas. O setor recebe 62% de toda a produ√ß√£o de gr√£os do Paran√° e 45% de carne e l√°cteos. E grande parte de toda essa mat√©ria-prima in natura √© industrializada, garantindo que o consumidor compre produtos de qualidade e com garantia de rastreabilidade. Esta estrat√©gia de industrializa√ß√£o gera mais renda na origem para o produtor rural. Cria mais oportunidades de desenvolvimento. E tamb√©m leva a marca do cooperativismo para longe. Hoje, os alimentos industrializados das cooperativas do Paran√° est√£o em todo o territ√≥rio nacional e em mais de 120 pa√≠ses. Do interior do Brasil ao Jap√£o, o consumidor tem acesso aos alimentos que saem das nossas cooperativas‚ÄĚ, comentou.

Um novo varejo - O in√≠cio do curso Academia de Lideran√ßa do Varejo tamb√©m contou com a presen√ßa do empres√°rio paranaense Carlos Beal, da rede de supermercados Festval e presidente da Associa√ß√£o Paranaense de Supermercados (Apras). Convidado para falar sobre o cen√°rio do varejo no Brasil, Beal disse que as cooperativas t√™m um espa√ßo grande para crescer, por√©m, elas precisam ficar atentas aos novos h√°bitos de consumo. ‚ÄúO que vimos na pandemia √© que mais do que atender, precisamos entender o cliente. Varejo √© experi√™ncia. Se voc√™ n√£o investe nisso, ent√£o, tem que focar em pre√ßo, e da√≠ vira tiroteio. O cliente s√≥ vai vir para a loja se ele tiver uma experi√™ncia melhor que no site‚ÄĚ, disse. 

O curso - O Curso Academia de Lideran√ßa do Varejo foi dividido em tr√™s m√≥dulos. O primeiro, iniciado ontem, trata sobre inova√ß√£o e novos modelos de neg√≥cios. Neste m√≥dulo, al√©m da masterclass presencial com o professor Ricardo Pastore sobre inova√ß√£o e tend√™ncias do varejo, o conte√ļdo program√°tico ter√° aulas sobre Estrat√©gias de Varejo Omnichannel, Experi√™ncia e jornada de compra do Omnishopper e a Loja do futuro. O m√≥dulo encerra com um projeto aplicado. Os demais m√≥dulos ter√£o como tem√°tica intelig√™ncia de mercado e trade marketing e execu√ß√£o no PDV. Em todos os m√≥dulos, os alunos ter√£o masterclass presencial, como a realizada em Curitiba nesta quinta e sexta-feira, com 8 horas de dura√ß√£o, aulas presenciais e projetos aplicados.

 

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