Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ANEEL II: Mantida a bandeira tarifária verde para julho

 

 

cabecalho informe

ANEEL II: Mantida a bandeira tarif√°ria verde para julho

aneel II 27 06 2022A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

Terceiro an√ļncio - √Č o terceiro o an√ļncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez H√≠drica, que durou de setembro de 2021 at√© meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasi√£o, a bandeira verde foi escolhida devido √†s condi√ß√Ķes favor√°veis de gera√ß√£o de energia.

Reajuste - Caso houvesse a institui√ß√£o das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de at√© 64% das bandeiras tarif√°rias aprovado na semana passada pela Aneel. Segundo a ag√™ncia, os aumentos s√£o devido √† infla√ß√£o e ao maior custo das usinas termel√©tricas neste ano, decorrente do encarecimento do petr√≥leo e do g√°s natural nos √ļltimos meses.

Bandeiras Tarif√°rias - Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarif√°rias refletem os custos vari√°veis da gera√ß√£o de energia el√©trica. Divididas em n√≠veis, as bandeiras indicam quanto est√° custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas ind√ļstrias.

Acréscimos - Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Sistema - O Sistema Interligado Nacional √© dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o pa√≠s √© coberto pelo SIN. A exce√ß√£o s√£o algumas partes de estados da Regi√£o Norte e de Mato Grosso, al√©m de todo o estado de Roraima. Atualmente, h√° 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo √© baixo e representa menos de 1% da carga total do pa√≠s. A demanda por energia nessas regi√Ķes √© suprida, principalmente, por t√©rmicas a √≥leo diesel. (Ag√™ncia Brasil)

FOTO: Pixabay

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */