Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI I: Instituição financeira cooperativa emite a primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil

 

 

cabecalho informe

SICREDI I: Instituição financeira cooperativa emite a primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil

sicredi 28 06 2022O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, emitiu, em 22 de junho, a primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil, com séries de dois e três anos. Com captação de R$ 780 milhões, os recursos serão convertidos em crédito para projetos alinhados à sustentabilidade. O Banco Bradesco BBI foi o coordenador da operação, que para ser considerada sustentável foi alicerçada em um Framework elaborado com a opinião de segunda parte da companhia Sustainalytics.

Financiamentos - Com os recursos gerados na operação, a instituição financeira cooperativa irá conceder financiamentos para finalidades alinhadas a benefícios ambientais e/ou sociais. Os critérios de elegibilidade verdes selecionados para a concessão de crédito foram: energia renovável, gestão ambientalmente sustentável dos recursos naturais vivos e uso da terra, construções verdes, eficiência energética e transporte limpo.

Elegibilidade - Já os critérios de elegibilidade social foram levar serviços financeiros essenciais em comunidades com menor acesso, além de geração de empregos por meio do efeito potencial do financiamento de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. As empresas de médio porte também podem ser beneficiadas pelo recurso desde que se enquadrem em critérios específicos como serem lideradas por mulheres ou estarem em regiões de menor desenvolvimento, por exemplo. Os pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar também são elegíveis para o acesso aos financiamentos.

Busca grande - “Notamos uma busca muito grande do mercado por esta Letra Financeira Pública, por sua temática sustentável. Assim, realizamos uma emissão alinhada com nossos valores e, ao mesmo tempo, atendemos a esta crescente demanda por estes tipos de instrumentos. Para nós, a sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na expansão do impacto econômico, social e ambiental positivo que causamos, reduzindo adversidades e gerando valor para nossos associados, colaboradores e a toda sociedade”, afirma Alexandre Barbosa, superintendente de Tesouraria do Sicredi.

Junção - A junção das elegibilidades dos critérios “social” e “verde” para linhas de crédito em um único instrumento é o que caracteriza esta Letra Financeira Pública como a primeira sustentável do Brasil. O Framework do instrumento financeiro foi chancelado pela empresa independente Sustainalytics, que atestou que a Letra Financeira está alinhada e atende aos princípios e guidelines internacionais das melhores práticas sustentáveis.

Comprometimento com o desenvolvimento Sustentável - O lançamento da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil pelo Sicredi reforça o seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Política - Essa nova emissão também está alinhada com a Política de Sustentabilidade do Sicredi, que estabelece princípios e diretrizes alinhadas às melhores práticas para apoiar o processo decisório em todos os escopos dos negócios, considerando os desafios e oportunidades econômicas, sociais e ambientais, com o objetivo de aumentar o impacto positivo da atuação do Sicredi.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias

/* #### ANTIGA TAG DO GOOGLE ANALYTICS */