Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias 28 DE JULHO I: Sistema Ocepar presta homenagem ao Dia do Agricultor

 

 

cabecalho informe

28 DE JULHO I: Sistema Ocepar presta homenagem ao Dia do Agricultor

dia agricultor 28 07 2022Nesta quinta-feira (28/07), celebra-se o Dia do Agricultor, profissional do campo que contribui para produzir um insumo essencial para a sobrevivência de todos: os alimentos. “Nessa data, não poderíamos deixar de prestar homenagem aos agricultores de todo o país, especialmente àqueles ligados às nossas 58 cooperativas agropecuárias. São mais de 188 mil produtores rurais que nos orgulham pelo trabalho que fazem no dia a dia, com muito profissionalismo e dignidade”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Participação - Ele destaca ainda que, no Paraná, o cooperativismo é responsável por cerca de 65% da produção de grãos do Estado. “Em se tratando das principais culturas, os nossos cooperados, juntamente com nossas cooperativas, produzem 70% da soja paranaense, ou seja, 14 milhões de toneladas do grão; 62% do milho, o que representa 9,6 milhões de toneladas do cereal; e 55% do trigo, 1,2 milhão de toneladas. Boa parte dessa matéria-prima é processada pelas unidades agroindustriais das cooperativas, gerando uma renda maior para os cooperados e emprego nas comunidades onde as cooperativas estão instaladas. Dessa forma, o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado, e isso tudo começa lá na propriedade rural, com os nossos agricultores”, acrescenta Ricken.

A data- O Dia do Agricultor foi instituído pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 1960, com o propósito de comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, pelo imperador do Brasil D. Pedro II. Em 28 de julho de 1860, Dom Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Já no início da década de 30, depois de variadas mudanças de nomenclatura, a Pasta passou a se chamar em definitivo de Ministério da Agricultura.

FOTO: Assessoria Coamo

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias