Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INPEV: Dia Nacional do Campo Limpo volta ao formato presencial e celebrações incluem ação de sustentabilidade

 

 

cabecalho informe

INPEV: Dia Nacional do Campo Limpo volta ao formato presencial e celebrações incluem ação de sustentabilidade

inpev 11 08 2022Após dois anos de comemorações virtuais, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), 18 de agosto, voltará a ser presencial. Realizadas pelo Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas), as ações acontecem em mais de 100 municípios de 19 estados do país.

Conquistas - O slogan “Comemorando juntos as conquistas de todos” dá o tom do DNCL 2022 ao celebrar as conquistas de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, indústria, revendedores e poder público: 680 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002.

Ações - Durante a 18ª edição serão realizadas uma série de ações com a participação de autoridades, agricultores, estudantes e comunidade em geral. O destaque do ano é o DNCL Sustentabilidade, que mobilizará a comunidade e os elos da cadeia agrícola para a arrecadação e plantio de mudas de árvores. A expectativa é conseguir pelo menos 15 mil mudas em todo o Brasil, segundo o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, responsável pela gestão do Sistema Campo Limpo.

Parceiros locais - Marilene Iamauti, gerente de Sustentabilidade do inpEV, explica que unidades de recebimento estão buscando parceiros locais para arrecadar as mudas. Essa iniciativa está alinhada com a missão do inpEV de conservar o meio ambiente promovendo a economia circular, reduzindo o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de efeito estufa. “Com o DNCL Sustentabilidade, pretendemos engajar a comunidade do entorno e os elos da cadeia agrícola neste propósito. Plantaremos árvores como um símbolo de renovação da vida após a pandemia”, destaca a gerente.  Cada árvore tem a capacidade de capturar 140 kg de CO2 equivalente em 20 anos de seu ciclo de vida.

Especial - A edição de 2022 ganhou ainda um significado especial: a volta da realização do DNCL Portas Abertas, quando nossas centrais recebem a comunidade para atividades relacionadas às boas práticas ambientais. Também fazem parte do cronograma de atividades, palestras para estudantes, de todos os níveis, e homenagens aos agricultores.

Solenidades - Neste ano, as solenidades oficiais acontecerão simultaneamente em 11 cidades brasileiras. Em duas delas, São Paulo (SP) e Rio Verde (GO), terão transmissão ao vivo pelo canal do inpEV no YouTube e pelo programa Dia Dia Rural, do Canal Terra Viva, no dia 18/08, às 11h.

Capital paulista - Na capital paulista, a solenidade será no Congresso da Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, que representa cerca de 2 mil distribuidores de insumos agropecuários do país. Na central de Rio Verde, haverá a presença de autoridades, agricultores, revendedores, representantes de entidades, entre outros convidados.

Redes sociais - Durante a semana, será possível acompanhar as atividades nas redes sociais do inpEV, incluindo homenagem a agricultores e divulgação de um esquete teatral gravado e disponibilizado no YouTube do inpEV, direcionado a alunos do Ensino Fundamental.

Atividades - Além da ação de sustentabilidade, as centrais participantes promoverão, tanto no dia 18 de agosto como em outras datas próximas, atividades dentre as seguintes categoriais:

DNCL Solenidade: celebração com a presença de autoridades públicas;

DNCL Portas Abertas: visita de alunos e comunidade;

DNCL na Escola: ações voltadas para estudantes de ensino fundamental e médio

DNCL Universitário: atividades para estudantes de universidades; 

DNCL Ação com Agricultor: homenagem aos agricultores.

Detalhes - Para mais detalhes do Dia Nacional do Campo Limpo, inpEV e o Sistema Campo Limpo, acesse o link: Informações Adicionais. Site e redes sociais: www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram. (Assessoria de Imprensa do InpEV)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias