Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias VISITA: PRC200 é tema de reunião com diretores da Coopercitrus

 

 

cabecalho informe

VISITA: PRC200 é tema de reunião com diretores da Coopercitrus

Na tarde desta quinta-feira (10/08), foram recebidos na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, com sede em Bebedouro (SP), Matheus Kfouri Marino, e o vice-presidente, José Geraldo da Silveira Mello. Eles estiveram reunidos com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Nelson Costa, da Fecoopar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e com o gerente de Desenvolvimento Técnico, Flávio Turra.

Finalidade - A finalidade da visita foi conhecer a forma de atuação do sistema cooperativista paranaense e os diversos projetos que estão sendo executados, entre eles, o Plano Paraná Cooperativo PRC200, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense. “Sabemos que o cooperativismo do Estado do Paraná é referência e nós buscamos esse intercâmbio com instituições do porte da Ocepar, para que realmente possamos agregar valor, discutir novos modelos, a formação de conselheiros e do quadro social, técnicas de gestão e governança corporativa em cooperativas, ou seja, viemos buscar conhecimento e trocar experiências”, afirmou Marino.

Atuação - De acordo com ele, a Coopercitrus possui 38 mil associados e unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. “Nós atuamos com as culturas de cana, café, soja, citrus, milho, pecuária, fertilizantes, defensivos, sementes, tratores, implementos agrícolas, compra da produção de soja, milho e café do cooperado. É uma cooperativa que tem foco em integrar tecnologias e soluções para ajudar no dia a dia do agricultor dentro da sua propriedade. Ainda atuamos pouco com industrialização. Possuímos uma fábrica de ração mas não processamos, em função da necessidade dos nossos cooperados e da disponibilidade de matéria-prima, e viemos aqui aprender um pouco com o modelo do Paraná, sobre como desenvolver uma indústria que dê sustentabilidade ao nosso negócio”, acrescentou.

Intercooperação - Um dos aspectos destacados pelos dirigentes da Coopercitrus foram as experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelas cooperativas paranaenses na área de intercooperação. “Nessa visita, vimos a importância do Sistema Ocepar junto às cooperativas do Paraná. Foi um ótimo benchmarking. Nos forneceu uma visão dos valores, das boas práticas de gestão, especialmente na governança cooperativa, do PRC200, o planejamento do setor, mas, sobretudo, o que nos chamou a atenção foi a intercooperação, que é muito forte aqui e vamos tentar adaptar à realidade de São Paulo”, afirmou o vice-presidente da cooperativa, José Geraldo da Silveira Mello.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias