Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SICREDI: Programa de intraempreendedorismo forma jovens lideranças e acelera projetos de cooperação

 

 

cabecalho informe

SICREDI: Programa de intraempreendedorismo forma jovens lideranças e acelera projetos de cooperação

Conectar jovens para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades. Com esse propósito, a Jornada Jovem Intraempreendedora, que começou a ser desenvolvida pelo Sicredi há três anos, formou, na última terça-feira (09/08), 25 jovens associados de cooperativas com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Rede de cooperação - Os participantes integram uma rede de cooperação inicialmente formada por 106 inscritos, integrantes dos Comitês Jovem das cooperativas Sicredi e que participaram de uma jornada de aprendizagem por meio do programa Jovens Líderes Sicredi, desenvolvido com o apoio da Eureca, uma das empresas do grupo Anga, e que resultou em 16 propostas iniciais de ações. Outros 20 projetos de jovens apresentados nos Summits 2018 e 2019 e que integraram o WYCUP – World Council Young Credit Union People foram somados à iniciativa, totalizando 36 ideias agrupadas à Jornada Jovem Intraempreendedora, realizada juntamente com o Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral.

Elementos - “Durante a jornada intraempreendedora, três elementos são muito importantes. O primeiro, é que a gente busca um empreendedorismo que não seja o que chamamos de egoempreendedorismo, mas transformar o ‘ego’ em ‘eco’, de ecossistema, de ecologia. O segundo ponto é que buscamos um empreendedorismo que reúne pessoas e talentos para sonhar juntos. E o terceiro elemento é aprender a cair e levantar com cada tropeço, que faz aprender, além de, pedir ajuda e entender quem é você nessa jornada”, analisa o consultor da Fundação Dom Cabral, Pablo Handl.

Seleção - Do total de projetos, quatro foram selecionados e submetidos a um processo de aceleração com ferramentas e metodologias de mercado, além de mentoria especializada. As iniciativas foram desenvolvidas a partir das necessidades do cooperativismo de crédito e das comunidades onde as cooperativas Sicredi atuam. "Reunimos jovens associados de cooperativas diferentes, moradores de várias cidades da nossa área de atuação e que se conectaram por três anos com energia e entusiasmo. Eles elevaram a décima potência conceitos como voluntariado, cooperação e intraempreendedorismo. Como resultado, temos projetos com conexão social, cooperativa, empreendedora e financeira", comenta o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis.

Conexão e olhar para o futuro - Durante a formatura, os jovens puderam se conectar e ouvir a experiência dos representantes do Sicredi que participaram da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), realizada em julho, em Glasgow, na Escócia. Sete jovens que integraram a programação do WYCUP abordaram a relevância do Sicredi na promoção de lideranças jovens e a importância das novas gerações para a realização de iniciativas com potencial de causar impacto positivo global.

Força - Essa força das novas gerações também foi abordada pelo patrono da turma e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, que destacou a importância de um olhar para o futuro com a força das redes de proteção, de cooperação e inclusão, além dos sentimentos de ousadia e entusiasmo. “As iniciativas dos nossos jovens garantem a perenidade do modelo de negócio cooperativista nessa corrida de bastão que é a vida. Tenho certeza que iremos encontrar muitos desses formandos ocupando posições nas nossas cooperativas na construção de um mundo melhor.”

Projetos na prática para uma sociedade mais próspera - Durante a formatura, a jovem associada e oradora da turma, Solange Luza, destacou a importância do processo ao longo dos anos. “Nossos projetos não poderiam ficar na mesmice, não poderíamos criar o que já existia. Precisávamos criar um negócio inovador e o programa nos mostrou que a cooperação está relacionada diretamente com o viver em sociedade. Estamos felizes e com sentimento de tarefa cumprida, mas, lembrando que o processo ainda não acabou. Estamos iniciando a fase de implantação, ativamente cooperando para empreender com as cooperativas do Sicredi e com toda a comunidade”, afirma.

Apoio - Os projetos desenvolvidos pelos jovens associados contaram com o apoio de cooperativas-anjo do Sicredi e irão passar por um processo de implementação prática. Conheça mais cada uma das iniciativas:

Conexão Financeira: utilizando uma plataforma gamificada, o jogo digital, estilo tabuleiro, promove interação entre participantes tanto na forma digital quanto presencial e possui o jovem como mediador para trazer informações sobre educação financeira. As trilhas de aprendizado têm os conteúdos baseados na cartilha do Banco Central do Brasil, com aplicações que simulam mês a mês as receitas e despesas do cotidiano da vida no período de um ano. Inclui também questões específicas do Sicredi, como conta capital e poupança premiada. O jogo já está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.

Conexão Cooperativa: jogo digital, estilo tabuleiro, que traz como diferencial imagens em 3D. Para jogar, os participantes são divididos em quatro grupos com os nomes dos fundadores do cooperativismo: Eliza Brierley, Friedrich Wilhelm Raiffeisen, Padre Theodor Amstad e Mário Kruel Guimarães. Durante o jogo, os participantes trabalham os princípios e valores do cooperativismo e situações reais de associados. O jogo utiliza uma aplicação de mercado e promove interação presencial com mediador.

Conexão Social: o Conexão de Impacto é uma plataforma de comunicação nas redes sociais (site, Facebook, Instagram e YouTube) para conectar os membros dos Comitês Jovem e dar visibilidade para os projetos e as ações que estão sendo desenvolvidos. Por meio do projeto, os jovens podem se conectar, ter acesso a conteúdos relevantes, compartilhar ideias e exercitar a cooperação.

Conexão Empreendedora: aplicativo que visa conectar mentores voluntários a jovens que desejam ser mentorados em determinadas áreas de atuação, “dar match”. Por meio do projeto, os jovens conseguem desenvolver autoconhecimento e recebem um direcionamento para a carreira. A conexão com mentores tem o objetivo de fornecer aos jovens um guia para que eles possam se empoderar e tomar decisões profissionais. Em período-piloto, os executivos das cooperativas-anjo serão convidados como primeiros mentores e os jovens dos Comitês mentores. O APP já está disponível nas lojas IOS e Android.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.300 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. Site do Sicredi: www.sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias