Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPAVEL: Espaço Impulso recebe alunos e professores do Peru e El Salvador

 

 

cabecalho informe

COOPAVEL: Espaço Impulso recebe alunos e professores do Peru e El Salvador

coopavel 23 09 2022Um grupo de dez professores e alunos de universidades do Peru e El Salvador estiveram nesta semana em Cascavel (PR) para conhecer o Espaço Impulso e o Show Rural Coopavel. A comitiva foi recepcionada pelo coordenador geral do evento, o agrônomo Rogério Rizzardi, e pelo gerente de Inovação da cooperativa Kleberson Angelossi.

Contato - “Há cerca de três anos mantemos contatos com professores desses países interessados em conhecer mais sobre a estrutura e o atual estágio da inovação tecnológica da região e do Estado. Assim, conseguimos viabilizar essa visita, que permite aos integrantes da caravana colher subsídios a futuros projetos similares em seus países”, diz Selmo Bonatto, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Além do PTI e do Espaço Impulso, eles conheceram Fundetec, Unioeste, Biopark, Tecpar, Seti/Fundação Araucária e Vale do Pinhão.

Referência - Rizzardi informou sobre os fundamentos do Show Rural Coopavel, mostra de tecnologia para o campo criada em 1989 e hoje uma referência para o mundo. “Aqui, em um mesmo ambiente, produtores rurais do Brasil e exterior, além de técnicos e acadêmicos, conhecem o melhor em novidades e tendências para os mais diferentes setores ligados à cadeia do agronegócio”. O evento, um dos maiores do planeta, contribui há mais de 30 anos para melhorar o conhecimento e os índices de produtividade em propriedades rurais do Oeste e de outras regiões.

Pilares - Kleberson falou da Coopavel e dos pilares observados na região que fazem do Paraná um modelo em cooperativismo para o País. Aqui estão seis das mais importantes cooperativas brasileiras, responsáveis por gerar mais de 70 mil empregos. Integrantes da comitiva quiseram mais informações sobre o modelo de organização das propriedades e de sua conexão com a cooperativa e suas respectivas agroindústrias. No Peru e em El Salvador, dois pequenos países sul-americanos, o cooperativismo é pouco praticado. O gerente de Inovação explicou também sobre o funcionamento do Espaço Impulso, um hub de inovação para o agro.

PDI - A organização da missão com professores e alunos das universidades de Lima e Custo (Peru) e da capital El Salvador (El Salvador) foi realizada por Carlos Bermudes Mendoza, coordenador de Incubação de Empresas do Projeto de Fortalecimento da Inovação e Empreendedorismo com base em TICs, e foi promovida pela Agência de Cooperação Internacional da Coreia do Sul e pelo professor Selmo Bonatto, da Unioeste. A escolha pelo Brasil deu-se porque o país ocupa o melhor lugar em pesquisa, desenvolvimento e inovação da América Latina. (Imprensa Coopavel)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias