Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CONJUNTURA AGROPECUÁRIA: Plantio da soja avança no Paraná, indica boletim do Deral

 

 

cabecalho informe

CONJUNTURA AGROPECUÁRIA: Plantio da soja avança no Paraná, indica boletim do Deral

conjuntura agro 26 09 2022Na semana passada, teve início o plantio de soja no Paraná, que está ganhando ritmo no Estado, de acordo com o boletim semanal de conjuntura agropecuária divulgado na quinta-feira (22/09) pelos técnicos do Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Deral/Seab). “Até o momento, foram plantados aproximadamente 344 mil hectares, 6% da área total estimada para esta safra, que é de 5,7 milhões de hectares. Na safra anterior, neste mesmo período, o plantio tinha atingido 186 mil hectares - ou 3% da área plantada”, diz o informativo. Ainda segundo o Deral, o plantio está concentrado atualmente na região oeste paranaense, onde já foram plantados mais de 245 mil hectares ou 71% do total até agora. “As condições de clima, de modo geral, são favoráveis no momento para a cultura. Já no cenário de exportações, o complexo da soja do Paraná totalizou 7 milhões de toneladas exportadas entre janeiro e agosto de 2022. Este volume é 35% menor que o mesmo período de 2021. Já o montante financeiro foi apenas 7% menor, atingindo 4,4 bilhões de dólares”, explicam os técnicos.

Trigo - Sobre o trigo, o levantamento aponta que a colheita do cereal evoluiu 9 pontos percentuais na semana - apesar do tempo instável que predomina no Paraná -, e chegou a 28% da área semeada. “O produto colhido está aquém da qualidade esperada, devido à alta pluviometria acumulada. Porém, a possibilidade de colher nos curtos períodos sem chuva tem consolado os produtores. A previsão indica possibilidade de geadas neste fim de semana no Centro-Sul do Paraná, porém, devem ser fracas e de pequena abrangência. A expectativa é que não haja danos como os ocasionados pelas geadas de agosto, apesar de metade das lavouras não colhidas estarem em fases suscetíveis a perdas por congelamento.” Nesta semana, a estimativa de produção de trigo será atualizada, trazendo os reflexos da estiagem de julho e das geadas de agosto.

Milho - Ainda segundo os técnicos do Deral o plantio da safra de verão do milho atingiu 47% da área estimada na semana passada. Já foram plantados mais de 190 mil hectares do cereal. “Este número de plantio é muito próximo a safra anterior no mesmo período. No campo, 98% das lavouras já plantadas têm condição boa, enquanto apenas 2% apresentam condições medianas,” afirmam.

Mais - O boletim traz ainda informações sobre mandioca, feijão, coco, pecuária de corte, aves e ovos. Clique aqui para conferir na íntegra. (Com informações do Deral/Seab)

FOTO: Arquivo Assessoria Coamo

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias