Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FAEP: Programa Herdeiros do Campo desperta interesse de cooperativas

 

 

cabecalho informe

FAEP: Programa Herdeiros do Campo desperta interesse de cooperativas

O Programa Herdeiros do Campo, desenvolvido pelo Sistema Faep/Senar-PR e que tem como objetivo trabalhar a sucessão familiar dentro das propriedades rurais, abordando temas necessários para a continuidade das atividades agropecuárias e das relações familiares, vem despertando interesse de algumas cooperativas paranaenses. Segundo matéria veiculada no Informativo Faep, o processo junto às cooperativas teve início em 2018, com turmas realizadas com cooperados da Agrária, cooperativa da região Centro-Sul do Estado, e outra junto aos associados da Primato, no Oeste. A pandemia do novo coronavírus fez com que a realização de novas turmas demorasse para acontecer.

Cooperativas - Em 2021, o programa foi levado para a Frimesa, formada por cinco cooperativas filiadas: Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato, todas na região Oeste. O primeiro passo, após sensibilizar as diretorias destas entidades, foi elaborar um curso voltado aos técnicos de campo delas, que iriam mobilizar os participantes das turmas do Herdeiros do Campo. Estes profissionais estão no dia a dia dos cooperados e mantêm uma relação de confiança. Mais recentemente o programa chegou na região Sudoeste, cooperativas Coopertradição de Pato Branco e Camisc de Mariópolis.

Impacto - De acordo com o consultor do Sistema Faep/Senar-PR, Antonio Poloni, que acompanha de perto o desenvolvimento do programa, esse trabalho de continuidade dentro da porteira tem impacto direto nos investimentos realizados pelas cooperativas. “Essas entidades perceberam que os investimentos realizados precisam ter longevidade. É por isso que esse projeto que trabalha a sucessão familiar se encaixa perfeitamente na situação destas cooperativas”, afirma. Segundo ele o programa está aberto para novas adesões dentro do sistema cooperativista do Paraná.

Links - Acesse os links das matérias abaixo:

https://www.sistemafaep.org.br/herdeiros-do-campo-chega-a-cooperativas-da-regiao-sudoeste/

https://www.sistemafaep.org.br/herdeiros-do-campo-entra-no-radar-das-cooperativas/

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco