Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias CONJUNTURA AGROPECUÁRIA: Paraná deve colher 21,5 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23, projetam os técnicos do Deral

 

 

cabecalho informe

CONJUNTURA AGROPECUÁRIA: Paraná deve colher 21,5 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23, projetam os técnicos do Deral

conjuntura agro 30 09 2022O plantio da soja está iniciando no Paraná com a expectativa de que que sejam produzidas 21,5 milhões de toneladas do grão nesta safra 2022/23, de acordo com o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (29/09) pelos técnicos do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Deral/Seab). Se a projeção se confirmar, o volume será 78% maior que o da safra anterior, quando foram colhidas pouco mais de 12 milhões de toneladas do grão.

Ritmo - Ainda de acordo com o informativo, o cultivo da soja perdeu ritmo nesta semana devido às chuvas recorrentes registradas no Estado. Mas o percentual já atingiu 9% da área total estimada, de 5,7 milhões de hectares. “Este percentual está acima das últimas três safras, quando no fechamento de setembro o plantio não superava os 3%. O rebento das plantas já aparece no campo e as chuvas que ocorreram têm maior potencial de beneficiar do que prejudicar neste momento. 78% da área plantada encontra-se em germinação e 22% já em desenvolvimento vegetativo”, explicam os técnicos.

Mercado - Segundo o boletim, “no mercado, a oleaginosa foi cotada, na última semana, em torno de R$ 167,00 a saca de 60 kg (preços recebidos pelo produtor). A cotação atual é 3,5% menor que a média dos últimos quatro meses. Isso, em parte, contribui para a queda de preços do óleo de cozinha, insumo bastante presente na casa dos brasileiros. A prévia da inflação de setembro, IPCA-15, demonstrou que este item teve queda superior a 6%, situação que não se observava desde 2020. Os preços no varejo, levantados pelo Deral, apontam esta queda, na pesquisa encerrada na semana de 16 de setembro. A embalagem de 900ml de óleo refinado de soja foi cotado a R$ 7,78, valor 15% menor que o registrado em julho/2022.”

Outras culturas - Os técnicos também trazem informações sobre outras culturas, como feijão, trigo, milho, flores, pecuária de leite, aves e ovos.

Clique aqui e confira o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária na íntegra

Clique aqui para saber mais sobre as estimativas de safra

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias