Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

 

 

cabecalho informe

PANORAMA COOP: Boletim traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

panorama coop 30 09 2022O Sistema OCB publica, semanalmente, o Panorama Coop, um boletim com análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. A newsletter é atualizada todas as quintas-feiras. Confira.

Segurança alimentar - O tema da análise econômica do Panorama do Coop desta semana é a segurança alimentar. Apesar dos sinais de recuperação do PIB mundial, o Relatório da FAO indica o aumento de 150 milhões de pessoas afetadas pela fome desde o início da pandemia. Apresentamos aqui as principais razões pelo agravamento da insegurança alimentar, a importância do coop para o ganho de escala da produção de alimentos, os desafios e as tendências do Ramo Agro. Confira também os destaques das notícias da semana: missão busca conhecer resultados do coop financeiro, reunião do Ramo Infraestrutura da Ocepar debate a conectividade rural, painel destaca cultura coop como protetora da educação e do meio ambiente, Prêmio SomosCoop Melhores do Ano bate recorde de inscrições. Boa leitura! do Ramo Agro, coops brasileiras e alemãs trocam experiências sobre distribuição de energia, coops do Sistema OCB são referência internacional em inovação com propósito. Boa leitura!

Análise econômica - A pandemia de Covid-19 em 2020, e seus impactos contínuos em 2021, representaram um grande desafio para a avaliação do estado de insegurança alimentar no mundo. Apesar das esperanças de que o mundo emergiria mais rapidamente da crise e que a segurança alimentar começaria a se recuperar em 2021, esse cenário ainda não foi revertido. A recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) observada em muitos países não se traduz em ganhos em segurança alimentar. Enormes desafios ainda são enfrentados por aquelas economias que continuam sendo as mais afetadas: nações com menos riqueza, baixos rendimentos e acesso precário aos serviços básicos essenciais. De acordo com recente relatório produzido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação), estima-se que entre 702 e 828 milhões pessoas foram afetadas pela fome em 2021. O número cresceu cerca de 150 milhões desde o início da pandemia: mais 103 milhões de pessoas entre 2019 e 2020 e mais 46 milhões em 2021.

Acesse a Análise!

Acesse as análises anteriores

Sistema OCB acompanha BNDES em visita para conhecer resultados do coop financeiro - A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, acompanhou a missão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conhecer os impactos positivos que o cooperativismo financeiro promove nas cidades de Timbó e Blumenau, em Santa Catarina. As agendas aconteceram na segunda e terça-feira (26 e 27/09). A comitiva contou com a presença de dirigentes do banco, da Cresol e da Ailos. As cooperativas demonstraram, com dados e exemplos práticos, como as parcerias com o BNDES têm apresentado bons resultados no desenvolvimento das comunidades onde estão presentes.

Leia mais!

Sistema OCB participa de reunião do Ramo Infraestrutura da Ocepar - Em reunião, na quarta-feira (28/09), com representantes do Ramo de Infraestrutura da Ocepar, o coordenador de Meio Ambiente e Energia do Sistema OCB, Marco Morato, falou sobre conectividade no meio rural. Morato, que também é membro do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e da Câmara do Agro 4.0, do Ministério da Agricultura (Mapa), fez um apanhado das ações da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para ampliar o acesso à internet no campo.

Leia mais!

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano bate recorde de inscrições - A 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano bateu recorde de inscrições com a submissão de 787 projetos. A última edição, em 2020, recebeu 595 cases. O número de cooperativas participantes também cresceu. Este ano, um total de 548 (ainda pendentes de validação) apresentaram cases, contra 320 da última edição. A próxima etapa que é a habilitação do cases acontece até o dia 07 de outubro, data limite também para a regularização de adimplência das coops participantes.

Leia mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias