Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERATIVISMO: Como posso ser mais cooperativo hoje? Reveja preconceitos e respeite as diferenças

 

 

cabecalho informe

COOPERATIVISMO: Como posso ser mais cooperativo hoje? Reveja preconceitos e respeite as diferenças

 

cooperativismo 04 10 2022O Sicredi fez uma série em seu blog #NewsDoBlog de “Como ser posso mais cooperativo hoje”.  No primeiro posto, foi apresentado os passos iniciais os passos iniciais dessa jornada, com desafios práticos para ter uma vida mais próspera.

 

Protagonismo - Na primeira etapa, o foco foi “O Protagonismo do Eu”, na segunda, “O Protagonismo do Nós”. O objetivo com esses conteúdos foi trazer a importância de sermos protagonistas das nossas próprias vidas e de também olhar para o próximo, seja um familiar que mora conosco, nossos vizinhos ou até mesmo pessoas que encontramos durante o trajeto ao trabalho. O convite feito para que as pessoas ampliem a visão e enxerguem o coletivo através de uma ótica de nível geral e social. 

 

Pluralidade – Na terceira etapa, o objetivo é direcionar a atenção para a pluralidade com o objetivo de vencer preconceitos, sejam estes de etnia, de gênero, de orientação sexual, religiosa ou intelectual. Vamos lá!

 

1. Olhe para si mesmo e reflita sobre os preconceitos que você nutre

 

Faça esse exercício de observação sobre os seus próprios pensamentos e, se preferir, escreva suas reflexões. É importante reconhecer esses pensamentos tendenciosos e encará-los de frente. Esse é um passo importante para a sua mudança.

 

2. Identifique seus preconceitos e desconstrua-se

 

Ouvir e estar atento ao diferente é uma ótima oportunidade para começarmos o processo de desconstrução. Por isso, ao identificar esses pensamentos, tente descobrir a origem e explore oportunidades para enfrentá-los.

Você pode fazer isso analisando os ambientes ao seu redor, questionando-se sobre padrões e a ausência de diversidade nos locais em que frequenta, por exemplo. Converse com pessoas diferentes da sua habitual realidade e entenda mais sobre assuntos através da ótica do outro.

 

3. Estude e aprenda mais sobre diversidade e inclusão

 

Quanto mais conhecimento você tem sobre um assunto, mais os seus horizontes podem se abrir. Pesquise, leia, ouça palestras, podcasts e compreenda como todo esse aprendizado é importante para que barreiras sejam quebradas.

 

4. Seja uma referência para ampliar os horizontes do próximo

 

Agora que você já deu um passo além, que tal contribuir de algum modo para que os outros também enfrentem seus próprios preconceitos? Você pode compartilhar suas experiências e aprendizados com as outras pessoas e criar estímulos para que elas também passem pela mesma transformação.

 

Nós somos seres individuais, com gostos, escolhas e caminhos diferentes. Devemos buscar nos colocar no lugar do outro, ter empatia e entender que as pessoas são muito mais do que as aparências podem revelar. Unidos, podemos prosperar e construir um mundo melhor para vivermos! Em breve, o Sicredi voltará com novos desafios em blog. Enquanto isso, não deixe de baixar os e-books "Protagonismos do Eu" e “Protagonismo do Nós”, colocando em prática as nossas dicas para ser mais cooperativo hoje.

  

Acesse aqui o blog e veja todos os posts

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias