Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTRO ESTADUAL IV: Agrária foi a anfitriã do primeiro encontro presencial após início da pandemia

 

 

cabecalho informe

ENCONTRO ESTADUAL IV: Agrária foi a anfitriã do primeiro encontro presencial após início da pandemia

A Cooperativa Agrária, uma das mais tradicionais e pujantes do Paraná, foi a anfitriã, nesta quinta-feira (01/12), do Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, que voltou a ser realizado presencialmente após o início da pandemia. “Para nós, é uma satisfação muito grande termos sido escolhidos como anfitriões deste grande evento”, afirmou o presidente da cooperativa, Jorge Karl, ao recepcionar os participantes. “Temos aqui uma safra muito boa de parlamentares, que foram apoiados pelo Programa de Educação Política do Cooperativismo do Sistema Ocepar, em parceria com o Sistema OCB, que nos representam muito bem e de quem, agora, nesse momento, esperamos uma atividade um pouco maior do que a habitual porque sabemos que precisamos disso. Nós estamos numa época e num momento político diferente. O parlamento é a última barreira. É a nossa esperança. Nós depositamos agora muito mais esperança em vocês, do que se fosse num ano normal. Contamos com vocês”, ressaltou Karl, referindo-se aos deputados federais presentes no Encontro. 

História - Ele também lembrou os 70 anos de história da cooperativa, as lutas, os desafios e, também, as conquistas que a tornaram uma das maiores cooperativas do país. São sete décadas de uma trajetória que precisa ser contada e recontada, para manter a memória viva e servir de inspiração para as novas gerações. É um retrato das gerações que partiram de condições extremas, superaram desafios e hoje seguem trabalhando e prosperando com solidez e sustentabilidade

Solidez e sustentabilidade - “Quando falamos em sustentabilidade, são três pilares: ambiental, social e econômico. O cooperativismo tem isso em sua essência e a Agrária mais ainda. Desde a fundação da cooperativa, sempre tivemos essa preocupação. Mas, para isso continuar trazendo seus efeitos, como podemos ver em uma comunidade como a de Entre Rios, nós precisamos do governo e dos nossos parlamentares. E eles não estão aqui para enfeitar o palco. Eles estão aqui porque nos representam no Congresso Nacional. Foram votados por nós, a quem depositamos nossa confiança e merecem nosso aplauso”, acrescentou.

Sobre a Agrária - A Cooperativa Agrária Agroindustrial foi fundada em 5 de maio de 1.951, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava (PR), com o objetivo de oferecer oportunidades para 500 famílias suábias, refugiadas na Áustria após a 2ª Guerra Mundial. Os suábios são um povo de origem germânica que durante o século XVII colonizou uma região onde atualmente estão partes da Croácia, Hungria, Sérvia e Romênia.

Celeiro da Europa - Durante os quase três séculos que ocuparam o sudeste europeu, os suábios transformaram-no em um local conhecido como o Celeiro da Europa. Por isso a inciativa de criar uma cooperativa para que essas pessoas reconstruíssem suas vidas através do cultivo da terra.

Estrutura - Em 70 anos de atividades, a Agrária transformou-se em uma das principais cooperativas do Paraná. Atualmente, ela conta com seis unidades de negócios (Agrária Farinhas, Agrária Grits e Flakes, Agrária Malte, Agrária Nutrição Animal, Agrária Óleo e Farelo, Agrária Sementes), é mantenedora da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina e da Fundação Semmelweis de Saúde (Hospital, Farmácia e Lar de Idosos).

Principais culturas - Suas principais culturas são o milho e a soja, durante a safra de verão, e o trigo e acevada na safra de inverno. Em 2021, o trabalho de 680 cooperados e mais de 1.600 colaboradores resultou no maior faturamento de sua história: R$ 6,5 bilhões. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Agrária)

FOTOS: Cassiano Rosário 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias