Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias WEBINAR: Inscrições para seminário online sobre influenza aviária devem ser feitas até esta quarta-feira

 

 

cabecalho informe

WEBINAR: Inscrições para seminário online sobre influenza aviária devem ser feitas até esta quarta-feira

 

Gestores, técnicos e produtores das cooperativas do Paraná que atuam em atividades de avicultura industrial têm até esta quarta-feira (29/03) para efetivar suas inscrições para o seminário online que vai tratar sobre o tema “Influenza aviária - prevenção e cuidados”. Será pela plataforma Microsoft Teams, das 14h às 16h, numa iniciativa do Sistema Ocepar. A programação será aberta pelo presidente da entidade, José Roberto Ricken.

 

Palestras - Serão apresentadas duas palestras: uma abordando o tema “Influenza aviária e os cuidados na propriedade avícola”, com Luizinho Caron, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves; e “Estratégias do Paraná contra a influenza aviária”, com Rafael Gonçalves Dias, gerente de Saúde Animal da Adapar. Depois, será aberto um espaço para esclarecimento de dúvidas.

 

Preocupação - De acordo com os organizadores, a ideia é orientar os profissionais do setor sobre uma doença altamente contagiosa que pode causar grandes prejuízos para o país e para o Paraná, especialmente porque o Brasil lidera a exportação mundial de carne de frango e responde por 35% desse mercado. E, no país, o Paraná é o maior produtor nacional, com 2,04 bilhões de cabeças de frango abatidas em 2022, o que representa 33,5% de participação na produção nacional do segmento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados na semana passada. Nesse contexto, as cooperativas agropecuárias paranaenses respondem por 40% da produção estadual de carne de frango. “Embora não tenham sido registrados casos de influenza aviária no Brasil, a preocupação é com a confirmação recente de focos registrados em países como Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador. Precisamos estar preparados para evitar que a doença contamine os nossos plantéis”, ressalta o analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Alexandre Monteiro.

 

A doença - A influenza aviária é provocada por um vírus e pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Não há risco de contaminação pelo consumo da carne ou de ovos. Segundo o Ministério da Agricultura, até este momento o vírus mais infeccioso e letal, chamado de alta patogenicidade, ainda não foi detectado no nosso país. Nas aves, a doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são falta de coordenação motora, torcicolo, dificuldade em respirar e intensa diarreia.

 

Inscrições - As inscrições para o webinar devem ser realizadas até o dia 29 de março, clique aqui. O link de acesso ao evento será encaminhado por e-mail.

 

Informações - Informações adicionais podem ser obtidas com Alexandre Monteiro ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / 41 3200-1114).

 

 

webinar 29 03 23

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco