Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias FORMAÇÃO: Toledo tem turma do único curso de mestrado das Américas com foco no cooperativismo

 

 

cabecalho informe

FORMAÇÃO: Toledo tem turma do único curso de mestrado das Américas com foco no cooperativismo

formacao 29 03 2023O cooperativismo é um dos principais pilares da economia do Oeste paranaense. Atualmente, das 225 cooperativas filiadas à Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), 52 estão localizadas na região Oeste, sendo responsáveis por 62% do total de empregos gerados pelas cooperativas paranaenses, ou seja, 85.449 de um total de 138.743 postos de trabalho. As cooperativas do Oeste também possuem cerca de 950 mil cooperados e tiveram uma movimentação econômica de quase R$ 70 bilhões. Neste cenário, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop/PR se uniram a fim de trazer para Toledo um programa de mestrado em Gestão de Cooperativas. O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCoop) oferece um Curso de Mestrado na modalidade “Profissional”. É o único programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas do Brasil e da América Latina, sem qualquer programa similar e no mesmo nível de qualificação (stricto sensu).

Possibilidades - “O curso possibilita ao estudante desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria interna ou externa, exercer funções de direção ou gerência e também lecionar em escolas ou instituições de ensino superior no campo da Gestão e Cooperativismo”, explica Alex Ferraresi, coordenador do programa, que já é oferecido há 10 anos no câmpus Curitiba da PUCPR e possui conceito 4 na Capes (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Desenvolvimento - Para Evandro Nava, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da PUCPR Toledo, a vinda deste curso para a região reforça o papel institucional da Universidade em desenvolver profissionais e pesquisas para este importante motor da economia regional. “Os números do cooperativismo revelam a capacidade produtiva do setor na geração de trabalho e renda. Nesse contexto, é essencial que o setor esteja atento à formação continuada de seus colaboradores para seguir na trajetória de crescimento”, revela.

Origem - O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, explica que o Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas foi lançado em outubro de 2013, por meio de uma parceria do Sistema Ocepar com a PUCPR. “Estamos em andamento com a décima turma com 43 estudantes. Nas nove turmas anteriores, foram 102 profissionais que concluíram o curso. Mestres em Gestão, muitos dos quais, profissionais de cooperativas ou que passaram a exercer alguma atividade no meio cooperativista. A finalidade do curso é desenvolver o senso crítico dos mestrandos, com foco na capacidade gerencial empreendedora, de prestação de consultoria ou para o exercício de funções de direção e gerência. Importante também destacar que por meio deste curso, foi possível desenvolver inúmeras pesquisas, conteúdos e uma literatura sobre o cooperativismo e sua forma de atuação, especialmente no que se refere a governança e gestão”. (Assessoria de Imprensa da PUCPR)

Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP) PUCPR Toledo 

Informações: WhatsApp: 45 99131-6992

Link: Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais - Escola de Negócios https://www.pucpr.br/escola-de-negocios/mestrado-doutorado/gestao-de-cooperativas/

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco