Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MÍDIA: A importância do desenvolvimento humano no cooperativismo

 

 

cabecalho informe

MÍDIA: A importância do desenvolvimento humano no cooperativismo

O entrevistado do programa de TV Momento Coamo desta semana foi o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. Na conversa, conduzida pelo jornalista Ilivaldo Duarte, coordenador de Comunicação da Coamo, Boesche falou sobre sua trajetória no cooperativismo, a importância do trabalho de desenvolvimento humano no cooperativismo, sustentabilidade, tecnologia, entre outros temas.

Trajetória - Gaúcho de São Lourenço (RS), Boesche atua há 35 anos no cooperativismo, dos quais 14 anos na região Sudoeste, onde trabalhou como assessor de cooperativismo pela Emater, hoje IDR/PR, na Coagro, em Capanema, e na Coasul, em São João. Com mais de 20 anos no Sistema Ocepar, ele destacou que “o crescimento das cooperativas é impressionante e nos deixa com muito orgulho de fazer parte deste sistema, que se reinventa muito, um sistema muito dinâmico, com crescimento fantástico e com foco nas pessoas. Esse é o objetivo de uma cooperativa, ou seja, de fato trabalhar o desenvolvimento das pessoas”.

Educação - Desde que foi fundado no Paraná, em 21 de setembro de 1999, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) tem realizado um papel fundamental na educação e treinamento do público cooperativista, contribuindo de forma direta para a melhoria na profissionalização de milhares de pessoas. Boesche lembra que esta força pode ser medida a partir da quantidade de eventos e de pessoas participantes neste ano de 2023: “Serão 11 mil eventos, 250 mil pessoas treinadas, praticamente 180 mil horas de treinamentos. É difícil dimensionar o que isso representa em termos de horas aula. Seria a mesma coisa que, a cada dia útil do ano, você trabalhar com 70 salas de aula, oito horas por dia. É uma grande universidade que nós já temos e que pertence às cooperativas”, ressaltou. “Hoje temos um cooperativismo muito mais profissional porque, ao longo do tempo, foram inseridas ferramentas de desenvolvimento junto ao nosso público. Você percebe essa melhoria nos momentos de crise. Tempo atrás, crise era um grande desafio. Hoje, continua sendo, mas temos pessoas preparadas para encontrar caminhos e soluções para superar as dificuldades”, lembrou.

ESG+Coop - Boesche esteve recentemente em Campo Mourão, quando participou de uma reunião com a diretoria da Coamo e cooperados. Na oportunidade, fez uma apresentação sobre o programa ESG+Coop. Para auxiliar as cooperativas paranaenses a consolidar e ampliar práticas de responsabilidade social, ambiental e de governança com base nos critérios ESG, o Sistema Ocepar lançou, em outubro de 2022, o programa ESG+Coop, um dos 20 projetos do planejamento estratégico do cooperativismo no Estado, Plano Paraná Cooperativo – PRC200. Elaborado a partir de contribuições das cooperativas paranaenses, parceiros de mercado, clientes e de experiências internacionais, o ESG+Coop vai permitir que as cooperativas traduzam em indicadores as práticas de sustentabilidade que estão em seu DNA e que sempre fizeram parte de seu modelo de negócios.

Sustentabilidade - Na entrevista ao programa de TV da Coamo, Boesche afirmou que a “sustentabilidade é uma palavra que se fala desde os anos 1960, já a sigla ESG veio ao conhecimento de todos pela primeira vez em 2004. Com a pandemia, tivemos um boom deste tema, principalmente em 2021, sobre a necessidade de as empresas serem cada vez mais sustentáveis, ou seja, você obedecer às regras, parâmetros as dimensões ambiental, social e de governança. Para o cooperativismo são temas naturais, afinal, as cooperativas, por princípio, têm como foco essas questões. Lógico, quando você recebe isso de fora para dentro, precisa se adaptar as novas exigências de mercado. Precisamos demonstrar para a sociedade o que já estamos fazendo há muito tempo e com isso ganharmos ainda mais mercado”, frisou.

Clique aqui e confira na íntegra a entrevista

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco