Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias RECONHECIMENTO: Primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná anuncia resultado nesta quinta-feira

 

 

cabecalho informe

RECONHECIMENTO: Primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná anuncia resultado nesta quinta-feira

reconhecimento 31 05 2023Com 323 inscritos, a primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná chega na sua última etapa. Os melhores queijos do Estado serão conhecidos nesta quinta-feira (01/06), no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Além da avaliação, o evento contará com uma vasta programação ao longo do dia com minicursos e palestras.

Promoção - O Prêmio Queijos do Paraná é promovido por um comitê gestor formado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Sistema Faep/Senar, Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades, entre as quais o Sistema Ocepar.

Valorização - De acordo com o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a iniciativa da premiação, em agosto de 2022, nasceu para valorizar e evidenciar a qualidade dos queijos artesanais produzidos no Estado. “Somos referência em produção de leite e de queijo. As queijarias do Paraná já receberam diversos prêmios nacionais e até internacionais. Estava na hora de lançarmos uma premiação local que vai valorizar e estimular os queijeiros a melhorarem cada vez mais seus produtos”, disse.

Cursos de capacitação - Para preparar os produtores e agroindústrias interessados em participar do prêmio, o IDR-Paraná promoveu uma série de cursos de capacitação. Desde agosto de 2022, os técnicos do Instituto reúnem queijeiros de todo o Estado em diversos eventos abordando desde a produção de queijos frescos até técnicas de maturação.

Trabalho - Além dos cursos, os produtores da Região Metropolitana de Curitiba também conheceram o trabalho de queijarias de outros estados. Um grupo foi até Minas Gerais para ver a produção do queijo Serra da Canastra, o mais famoso do Brasil. Mais de 290 agroindústrias e produtores foram beneficiados em todo o Estado, totalizando 148 horas de conteúdo.

Fases - A avaliação dos queijos acontecerá em três fases, todas no MON. Na primeira fase – no período da manhã –, o júri vai analisar os inscritos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com a categoria inscrita. Para isso, cada jurado participou de um curso promovido pela própria organização do Prêmio Queijos do Paraná. Ao longo da avaliação, cada queijo receberá pontos de 0 a 20.

Medalhas - Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão premiados com medalha de ouro. Para receber medalha de prata é preciso fazer pelo menos 16 pontos. O bronze fica para os que atingirem 14 pontos.

Segunda fase - Na segunda fase, os queijos condecorados com medalha de ouro passarão por uma nova análise em que os jurados podem premiá-los com o selo super-ouro. Por fim, entre os produtos reconhecidos com o super-ouro, será escolhido pelo júri o melhor queijo da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. A partir das 18 horas, ocorrerá a cerimônia de premiação.

Categorias - Os produtos inscritos são provenientes de todas as regiões do Estado, concorrendo em 16 categorias. Cada uma será avaliada por pelo menos três jurados. A categoria com maior número de concorrentes é a que reúne queijos tipo minas artesanal ou colonial, que somou 72 concorrentes.

Criações especiais - A categoria de criações especiais – como os queijos aromatizados ou condimentados com outros ingredientes, como doces, ervas ou café – teve 57 inscritos. Outros 47 produtos vão participar na categoria para similares à muçarela ou cacciocavalo. Outros participantes dividem-se entre as demais categorias.

Uso - Após a premiação, os vencedores poderão usar a medalha recebida como selo na embalagem de seus produtos. Os prêmios também incluem consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Serviço

Data: 1º de junho

Horário: 8h às 17h30

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Mal. Hermes, 999 Centro Cívico – Curitiba

Clique aqui e saiba mais sobre o evento

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco