Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PANORAMA DO COOP: Boletim traz análise sobre aprovação da MP que reformula estrutura do governo federal

 

 

cabecalho informe

PANORAMA DO COOP: Boletim traz análise sobre aprovação da MP que reformula estrutura do governo federal

panorama coop 02 06 2023A análise política do Panorama do Coop destaca a aprovação da MPV 1.154/2023 pelo Congresso Nacional. A medida trata sobre a reformulação da estrutura do primeiro escalão do Poder Executivo e um de seus efeitos foi o aumento da quantidade de ministérios. Confira os impactos dessa nova organização ministerial sobre o cooperativismo no Panorama do Coop. Boa leitura!

Análise política- Com o início do novo governo, o Poder Executivo publicou a MPV 1.154/2023, que alterou a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios. O número de pastas foi ampliado de 23 para 37 e diversas atribuições estabelecidas no último governo foram transferidas entre ministérios, o que gerou descontentamento entre setores políticos e da sociedade civil organizada. Após intensa negociação política, o governo federal conseguiu, no último dia de vigência, a aprovação da MPV 1.154/2023 tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal. No Boletim Político dessa semana, iremos tratar quais foram as mudanças aprovadas pelos congressistas na composição ministerial, bem como os impactos para o cooperativismo.

Leia a Análise!

Acesse as análises anteriores

Meio Ambiente - Para celebrar a Semana do Meio Ambiente e destacar a responsabilidade socioambiental das cooperativas no combate à poluição plástica, convidamos o Marco Olivio Morato de Oliveira, Coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB para participar do quadro “Se liga no Sistema OCB”. Clique aqui e confira!

Fortalecimento dos lácteos é defendido em reunião com o MDA - As sugestões para um Plano Safra mais robusto e o fortalecimento do setor de lácteos foram temas tratados, na terça-feira (30/05), com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. Na reunião, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, esteve acompanhada do coordenador da Câmara do Leite da entidade, Vicente Nogueira, e dos representantes das cooperativas do agro direcionadas à produção da bebida Marcelo Candiotto, presidente da CCPR (MG); Carlos Alberto de Figueiredo e o Igor Estevan Weingartner, presidente e vice-presidente executivo da Cooperativa Dalia.

Leia mais!

Infracoop elege novo conselho fiscal e debate oportunidades para o ramo- Na última semana, a Confederação das Cooperativas de infraestrutura (Infracoop) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os dirigentes aprovaram as contas do último ano e debateram as oportunidades para 2023. A AGO também elegeu os membros do conselho fiscal. Os titulares são Jairton Nunes Vieira, da Coopernorte (RS); Hugo Ferraz da Silveira, da Ceripa (SP); e Patrique Alencar Homem, da Ceprag (SC). Para a suplência, Ederson Madruga, da Certaja (RS); Nélio Antônio Leite, da Cetril (SP); e Iloir de Pauli, da Ceriluz (RS).

Leia mais!

Licenciamento Ambiental: Sistema OCB participa de audiência sobre o novo marco- Em audiência pública promovida pelas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado na quarta-feira (31/05), o consultor jurídico do Sistema OCB, Leonardo Papp, expôs as reflexões do cooperativismo acerca do Projeto de Lei 2.159/21, que, entre outras medidas, trata do Marco Legal do Licenciamento Ambiental. A proposta é considerada prioritária na Agenda Institucional do Cooperativismo.

Leia mais!

Evaldo Matos faz balanço de ações e análise de cenário para o Ramo Transporte Em entrevista especial sobre o segmento de transportes, o coordenador nacional do ramo Sistema OCB e presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCoop), Evaldo Matos, fez um apanhando sobre os gargalos e soluções que vêm sendo debatidos com órgãos, agências e entidades representativas.

Leia mais!

Cooperados e cooperativas podem adquirir novos imóveis com créditos de carbono O Banco do Brasil (BB) abriu leilão online para aquisição de imóveis rurais com a possibilidade de pagamento total ou parcial utilizando os créditos de carbono. Embora o evento esteja agendado para Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho, os lances já podem ser efetuados. A iniciativa pretende estimular o desenvolvimento sustentável no país e criar possibilidades para este novo mercado.

Leia mais!

Clique aqui e confira a versão online do Panorama do Coop

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco