Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MEIO AMBIENTE: Dia Mundial tem ações de conscientização sobre a preservação dos recursos naturais; foco deste ano é o combate à poluição plástica

 

 

cabecalho informe

MEIO AMBIENTE: Dia Mundial tem ações de conscientização sobre a preservação dos recursos naturais; foco deste ano é o combate à poluição plástica

destaque meio ambiente 05 06 2023Nesta segunda-feira (05/06) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data será lembrada ao longo da semana, com diversas atividades destinadas a  ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais. As cooperativas do Paraná também estão engajadas neste sentido, com a realização de eventos para comemorar a data. Além disso, elas investem constantemente em ações como reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, combate à poluição do ar, tratamento de efluentes, recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, melhoria da qualidade da água, projetos de geração de energia renovável,entre outras.

Contribuição - Assim, o cooperativismo contribui para que todo o Estado se destaque na área ambiental, por meio de iniciativas que ajudam à mitigar a poluição. O sistema de plantio direto, por exemplo, é utilizado em mais de 95% das propriedades rurais paranaenses que cultivam grãos. O Paraná também faz o recolhimento de 99% das embalagens vazias de defensivos agrícolas usadas no campo. O sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é adotado por cerca de 240 propriedades de cooperados. As cooperativas também produzem energia térmica a partir de florestas plantadas. São mais de 50 mil hectares de eucalipto cultivados com esse propósito, o que garante a autossuficiência e segurança energética, o uso de energia limpa e a redução de custos na industrialização de produtos. Já o projeto de proteção de nascentes foi implantado no Paraná no início de 2000 e, em duas décadas, foram preservadas pelas cooperativas do Estado mais de 30 mil nascentes, garantindo uma água de qualidade para consumo animal e humano.

Comemoração - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, com objetivo de estimular atividades e a conscientização global em prol do meio ambiente, baseando-se em uma temática anual específica. Neste ano, a data é comemorada pela 50ª vez, com o alerta para a eliminação da poluição plástica, fundamental para a manutenção da vida. Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.

Brasil - No Brasil, o governo estabeleceu, por meio do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, com a finalidade de apoiar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do País. Na manhã desta segunda-feira está sendo realizado o evento “O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica”, das 8h às 11h, no auditório Renato Archer, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. A iniciativa é uma realização do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o MCTE.

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco