Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGRÁRIA: Giro Técnico oportuniza a cooperados conhecer boas condutas de gestão rural na prática

 

 

cabecalho informe

AGRÁRIA: Giro Técnico oportuniza a cooperados conhecer boas condutas de gestão rural na prática

No dia 5 de setembro, a Agrária realizou o Giro Técnico de Gestão. Promovido pelo PAGR (Programa Agrária de Gestão Rural), o evento reuniu mais de 80 pessoas entre cooperados, familiares e colaboradores de propriedades rurais. Também estiveram presentes os responsáveis pelos programas de Gestão Rural das cooperativas Bom Jesus, Capal, Coopagrícola e Frísia, que estão atuando para o fornecimento de cevada sustentável à Maltaria Campos Gerais.

Visitas técnicas - O Giro acontece através de visitas técnicas a propriedades de cooperados, que estão inseridas no PAGR. Nos locais, são observadas as melhorias realizadas para atender às diretrizes do Programa e promovidas trocas de ideias entre os participantes, para que cada um possa optar pelas adaptações que se encaixam ao tamanho de sua propriedade e à sua disponibilidade financeira. “Optamos por fazendas com estruturas adequadas e com diferentes realidades. Nossa intenção é disponibilizar ao cooperado ideias e formas de adequação de estruturas e gestão da propriedade”, explicou Camila Malamin, analista do PAGR.

Duas propriedades - Neste ano, o Giro Técnico de Gestão esteve em duas propriedades rurais: na fazenda Campo Novo, do Grupo Duhatschek, e na fazenda Lageado Grande, do Grupo Reichhardt. “Nos sentimos honrados por sermos escolhidos para mostrar que uma pequena propriedade não é diferente de uma grande. Tudo aqui também tem que estar organizando e as práticas de gestão de pessoal e meio ambiente servem para todos. Esperamos ter contribuído ao mostrar um pouco do nosso trabalho”, declarou o cooperado Reinholt Duhatschek.

Oportunidades de melhorias - Durante sua participação no evento, o cooperado Félix Wild identificou várias oportunidades de melhorias em sua propriedade. “Foi muito positivo, principalmente, pela interação com outras propriedades e produtores. Várias das práticas vistas podem ser implementadas na nossa propriedade, como adequações nas estruturas do posto de combustível, depósito de defensivos e as pistas para lavagem e abastecimento”, afirmou.

Adequações - Para o Diretor Financeiro da Agrária, Edmund Gumpl, o Giro de Gestão é a melhor maneira de mostrar aos produtores que as adequações nas propriedades requiridas dentro de cada nível do PARG podem ser executadas de maneira simples. “É importante o cooperado entender que não é feio copiar algo que dá certo. O simples bem-feito pode trazer muitos resultados”, disse.

Presença feminina - Gumpl também destacou a presença feminina no Giro Técnico de Gestão. “Muitas cooperadas, esposas e filhas de cooperados participaram do Giro. Elas interagiram bastante, o que mostra que realmente conhecem as propriedades e estão cada dia mais presentes na atividade rural”, concluiu.

Programa e laboratório - Além da visitação às fazendas, o evento também contou com a apresentação do Programa Agrária de Certificação de Máquinas – PACM, e com a demonstração de um Laboratório Móvel de Tecnologia de Aplicação. (Assessoria de Imprensa Agrária)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco